13 novembro 2014

Animação: II Mostra Infantil Cinemata chega novamente em Aliança

Em sua segunda edição a “Mostra Infantil Cinemata – cinema de animação na Zona da Mata Norte de Pernambuco” segue consolidando suas ações por mais duas comunidades rurais do município de Aliança, a comunidade da Usina Aliança e o distrito de Caueiras.  Dando continuidade a proposta de facilitar o acesso de crianças e jovens moradores de comunidades rurais da Zona da Mata Norte ao universo do cinema, contribuindo não só para o lazer, mas também para a difusão da cultura e da informação em localidades castigadas pela monocultura da cana.

Uma ação itinerante que leva o cinema para além do terreiro do Sítio Chã de Camará – onde acontecem as atividades cineclubistas do Cinemata, mensalmente, no Ponto de Cultura Estrela de Ouro; contribuindo para a reflexão a cerca do cotidiano de crianças e jovens filhas e filhos de trabalhadores rurais, fortalecendo as relações socioculturais através da valorização da identidade cultural local.

Com sucesso de público em sua primeira edição quando visitou os distritos de Tupaoca, Upatininga e Macujê, superior à 150 pessoas por exibição; esta ação foi abraçada mais uma vez pelo Festival Canavial e segue dentro da programação do evento, fortalecendo a rede canavial. E nesta edição o Festival Canavial homenageia o genial Lula Gonzaga, cineasta; figura essencial para criação de vários cineclubes e disseminação do audiovisual na região canavieira, inclusive do Cinemata - em 2008.

Dessa vez o telão de cinema, a pipoca e a animação vai ser garantida, a partir das 19h30 min, em frente à Escola Cel Luiz Ignácio Pessoa de Melo, na comunidade da Usina Aliança, no dia 25 de novembro; e em frente à Escola Municipal Walfredo Pessoa de Melo, no dia 26 de novembro. Esta última como extensão das atividades formativas que está sendo realizada pelo Cinemata com os alunos no local, através do projeto Mais Cultura nas Escolas, desde setembro de 2014.

Serão cerca de 95 minutos de projeção em cada localidade, com produções audiovisuais nacionais e internacionais de curtas-metragens, sob a curadoria de Gabriel Faria. Em breve divulgaremos a programação completa que ta saindo do forno e promete agradar não só aos pequenos, mas divertir a todos.

A Mostra Infantil Cinemata é uma realização do Cineclube Cinemata, com produção da Associação Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Associação Canavial e Canavial Arte e Cultura.

Serviço:

25/11/2013 (TERÇA) - MOSTRA INFANTIL CINEMATA – COMUNIDADE USINA ALIANÇA
LOCAL - EM FRENTE À ESCOLA DR. IGNÁCIO PESSOA DE MELO
HORÁRIO – 19H30

26/11/2013 (QUARTA) - MOSTRA INFANTIL CINEMATA - DISTRITO DE CAUEIRAS
LOCAL – EM FRENTE À ESCOLA WALFREDO PESSOA DE MELO
HORÁRIO - 19H30

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-