20 outubro 2014

Tradição: Programação de Cultura Popular na Festa da Padroeira de Goiana

A tradicional festividade de comemoração da padroeira de Goiana, recebeu, na noite da última sexta-feira (17), após a celebração religiosa do Novenário, a apresentação de cultura popular da Ciranda Santa Maria, de Goiana. Ao comando dos mestres Gerlam Roberto e Margareth Laurindo, os participantes formaram uma grande roda e dançaram ao som de tradicionais loas de ciranda de roda.

Apesar de recém-formada, a ciranda Santa Maria, já se consolida a cada apresentação, e nesta mais uma vez não foi diferente, fazendo jus a sua característica de fortalecer a cultura da ciranda na região, levando ao público uma das mais antigas formas de manifestação popular.

A ciranda popular esta em processo para se tornar “Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”. As pesquisas realizadas pela Associação Respeita Januário, sob encomenda da Fundarpe, serão encaminhadas junto com abaixo-assinado do segmento cultural. O pedido de registro das manifestações como O documento ficará disponível, a partir do dia 09 até 27 de outubro, no hall de entrada da Fundarpe, Torre Malakoff, Centro de Artesanato, Casa do Carnaval e Paço do Frevo para aqueles que quiserem assiná-lo em apoio ao pedido de registro. Também são articuladas assinaturas durante as atividades do Festival Pernambuco Nação Cultural, que atualmente acontece no Sertão do Moxotó.

“O registro como patrimônio é para garantir que a Ciranda continuem existindo.  O próprio inventário já é uma ação de salvaguarda pela quantidade de informação que foram encontradas. Com o processo aberto para o registro, cria-se um compromisso do Iphan com a preservação destes bens. A política de patrimônio é de longo prazo, temos o exemplo do frevo que se tornou patrimônio do Brasil em 2007 e ganhou um equipamento como o Paço do Frevo em 2014″, afirma Jaqueline Silva, coordenadora de Patrimônio Imaterial da Fundarpe.
GoianaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-