18 setembro 2014

Cantarolando Histórias por Aí: Escolas municipais de Goiana e Nazaré da Mata recebem espetáculo de contação de histórias

Destaque do show é a história da Ponte Maurício de Nassau e o Boi Voador. Até 6 de outubro, haverá 14 apresentações em sete unidades de ensino.

A contadora de histórias e cantora Carol Levy levará seu novo projeto, Cantarolando Histórias Por Aí, para sete escolas públicas do ensino básico de Pernambuco. O projeto começou nesta segunda (15) e segue até 6 de outubro. Serão três unidades no Recife, uma em Santa Cruz do Capibaribe (Agreste), uma em Goiana (Zona da Mata), uma em Taquaritinga do Norte (Agreste) e uma em Nazaré da Mata (Zona da Mata). A expectativa é que cerca de 3.500 crianças sejam beneficiadas.

São várias histórias contadas durante o espetáculo, mas a principal é a do Boi Voador. "Quis escolher algo curioso, que desperte a mente das crianças. E o que mais curioso do que a Ponte Maurício de Nassau?", explicou Levy. Ela se refere à ponte que liga o bairro do Recife ao bairro de Santo Antônio, na área central da capital pernambucana. Construída durante a invasão holandesa, o administrador da província naquela época, Maurício de Nassau, afirmou que ou erguia a ponte ou fazia um boi voar.

"Além dessa nova história, temos passagens mais antigas, como a história de Chapeuzinho Amarelo, e também algumas cantigas do meu novo CD, que deve ser lançado em breve. Não quis colocar muitas, pois o bom de apresentações para crianças é a interatividade, que elas cantem e dancem junto" disse Carol Levy. As músicas inéditas são Boi Não Voa, Montando o Boi e O Boi Voou. O enredo foi criado por ela e Carlinhos Borges há cerca de um ano.
"Já tínhamos o trabalho, só faltava o incentivo. Então, no ano passado, fomos aprovados pelo Funcultura, que nos deu total liberdade para selecionar as escolas onde faríamos os shows. Como o público alvo de Cantarolando é até 7 anos, resolvemos nos apresentar em escolas municipais", afirmou Borges.

Nesta segunda (15), aconteceu uma pré-estreia, na Escola Municipal João Cabral de Melo Neto, no Pina, Zona Sul do Recife. Pouco antes do início, quase todas as crianças faziam silêncios, esperando Carol. Assim que ela entrou no palco, começaram a cantar juntos e também falar como se identificavam com cada música, explicando se tinham medo de lobos e outros bichos. "Não sabemos se o projeto vai ter continuidade depois dessas apresentações, depende da receptação do público", informou Levy.

A próxima unidade a receber o Cantarolando Histórias Por Aí é a Casa da Criança, na Avenida América do Sul, Nova Santa Cruz, 4nº 72, Santa Cruz do Capibaribe, em 17 de setembro. Todas as escolas terão duas apresentações, sendo um no turno da manhã e uma a tarde.

Confira a programação completa:

17 de setembro - Santa Cruz do Capibaribe
Casa da Criança, Av. América do Sul, 472 - Nova Santa Cruz

23 de setembro - Recife
Escola Municipal Mundo Esperança, Segunda Travessa do Siriji, s/n - Alto do Mandu

24 de setembro - Goiana
Escola Municipal Diogo Dias, Travessa do Gravatá, s/n - Centro

29 de setembro - Recife
Centro de Educação Infantil Bernard Van Leer, Rua Francisco Valpassos, s/n - Brasília Teimosa

1º de outubro - Taquaritinga do Norte
Grêmio Musical Dom Luiz de Brito, Rua Raul de Souza Amaral, s/n - Centro

6 de outubro - Nazaré da Mata
Escola Municipal Irmã Guerra, Rua Doutor Osvaldo Neves, 1 - Centro

G1
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-