28 agosto 2014

Economia: Estado prepara licitação para linhas de transmissão que irão atender fábrica da Fiat

Investimento estimado em R$ 62 milhões deve contar com 32 quilômetros de linhas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec) vai republicar, nos próximos dias, o edital de licitação para a construção e operação de uma subestação (SE) e uma linha de transmissão energética para suprir o consumo do polo automotivo, ancorado pela Fiat Chrysler, em Goiana, na zona da Mata Norte. O material já passou pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Segundo revelou o secretário da pasta, Márcio Stefanni, mais de vinte empresas mostraram interesse em participar da concorrência, que será do tipo menor preço. A Sdec resolveu cancelar o edital que havia sido publicado em 18 de julho, depois que surgiram dúvidas a respeito do texto do certame. A aposta é que a concorrência seja vencida por um consórcio. O grupo deverá ser formado por três grandes empresas: fornecedora de equipamentos, empreiteira da construção civil e outra com expertise em operação energética.

O edital prevê a implantação de 32 quilômetros de linha de transmissão, que sairá da subestação (SE) Pau Ferro, instalada em Igarassu, que pertencente à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), até o município de Goiana. A SE Goiana terá potência de até 100 megavolt ampere (MVA) - unidade equivalente a um milhão de volts ampere.

“A subestação Goiana terá até três transformadores de 50 MVA, sendo que um será apenas utilizado para backup”, explicou a Sdec, por meio da assessoria de Imprensa. O prazo para execução das obras será de 390 dias, a contar da assinatura do contrato de 15 meses. O investimento está estimado em R$ 62 milhões.

Para preservar a idoneidade da disputa, a identidade das empresas interessadas em participar permanecerá em sigilo. Mesmo assim, a reportagem da Folha apurou que a Chesf, empresa do grupo Eletrobras, não integra a lista. “O empreendimento em questão não terá participação da Chesf, por se tratar de um leilão estadual. A Chesf só participa de leilões feitos pela Aneel para empreendimentos ligados ao Sistema Interligado Nacional”, antecipou a estatal.

Apesar disso, a Companhia será beneficiada pelo projeto. É que também está previsto adequações na subestação Pau Ferro, já que a regulação do setor elétrico permite o livre acesso para terceiros às instalações da Chesf. O empreendimento tem potência de 300 MVA e foi construída em 2002 para abastecer os municípios de Nazaré da Mata, Carpina, Limoeiro, Paudalho, Surubim, São Lourenço da Mata e Bom Jardim.

“Para formalizar esse acesso, a Chesf estabelece um contrato de compartilhamento de instalações, que define as responsabilidades do acessante, que tem o dever de realizar as adequações necessárias, entre elas construção de entrada de linha e proteções”, explicou a Chesf.

Atualmente, a energia da Fiat Chrysler é suprida por uma linha de transmissão de 69 kilovolt (Kv), viabilizada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-