15 agosto 2014

Como assim? FAB diz que gravação de caixa-preta de avião não era do voo de Campos

Ainda não há como determinar a data dos diálogos registrados nas duas horas de áudio gravadas no aparelho. Tragédia em Santos matou sete pessoas

As duas horas de áudio que constam na caixa-preta da aeronave PR-AFA, que caiu nessa quarta-feira (13/8), não são do voo do presidenciável Eduardo Campos, afirma a Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo o órgão, todas as informações contidas no gravador de voz já foram extraídas e analisadas por quatro técnicos do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Na tragédia morreram, além do ex-governador pernambucano, seis pessoas.

O motivo de a gravação obtida não corresponder ao voo também será apurado. Até o momento, não há como determinar a data dos diálogos registrados, que correspondem à capacidade total de gravação do Cockpit Voice Recorder (CVR), já que o aparelho não registra esse tipo de informação. Segundo a FAB, os dados obtidos no gravador de voz representam apenas um dos elementos levados em consideração durante o processo de investigação, não sendo imprescindíveis para a identificação dos possíveis fatores que contribuíram para que a aeronave caísse.

Os especialistas do Cenipa trabalham com pelo menos três hipóteses para o acidente ocorrido em Santos, no litoral paulista. Além da possibilidade de ter ocorrido uma falha humana na condução da aeronave ou problemas mecânicos, os técnicos avaliaram também a presença de pássaros ou drones próximos ao aeroporto, que poderiam ter se chocado com o Cessna 560XL. Ainda não há prazos para a conclusão da investigação, que deve continuar nos próximos dias.
Identificação de vítimas

Nessa quinta-feira (14/8) terminaram as buscas no local por restos mortais e o trabalho de identificação das vítimas pelo Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo continuam hoje. O trabalho é possível com a utilização de amostras do material genético de parentes para identificar cada um dos mortos.

Em reunião no fim da tarde de ontem entre o governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ficou definido que os restos mortais de Eduardo Campos seguirão para Recife na manhã de sábado (16/8). O enterro foi marcado para domingo (17/8), no cemitério de Santo Amaro, no Recife, mas pode haver atraso nos trâmites burocráticos.
Fontes: CorreioBraziliense e Globo
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-