29 abril 2014

Economia: Comissão Especial debate situação da Mata Norte

A Comissão Especial da Mata Norte e Agreste Setentrional da Assembleia promoveu, nesta segunda (28), mais uma rodada de diálogo, desta vez, na cidade de Carpina. Durante o evento, no auditório da Escola Técnica Maria Eduarda Ramos, representantes de vários setores da sociedade civil e políticos debateram estratégias com o objetivo de melhor aproveitamento dos investimentos que estão chegando à região. Entre os empreendimentos, estão a fábrica da Fiat e o Polo Farmacoquímico, ambos em Goiana.

No encontro, foram discutidas reivindicações como a implantação de cursos profissionalizantes adequados às novas demandas, melhorias na área de segurança pública e a expansão do metrô de Camaragibe até Nazaré da Mata. Para o presidente da Comissão, deputado Isaltino Nascimento, do PSB, a reunião teve contribuições valiosas.

Carpina foi a segunda cidade a receber a roda de diálogo. No próximo dia 5 de maio, será a vez de Bom Jardim, no Agreste. No dia 2 de junho, a Comissão vai apresentar o relatório final dos trabalhos, durante fórum realizado na Alepe.

O representante da Agência Estadual de Planejamento de Pernambuco (Condepe-Fidem), Luciano Pinto, apresentou a situação das cidades que compõem o Polo Carpina, ressaltando o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo Luciano, o setor sucroalcooleiro corresponde a 38% do PIB local. Ele também alertou para a necessidade dos prefeitos reverem o Plano Diretor das cidades.

O prefeito de Carpina, Carlinhos do Moinho, destacou a inciativa da Comissão. Ele defendeu a união dos gestores em busca do fortalecimento das cidades.

Segundo a deputada Laura Gomes, do PSB, a Alepe está somando esforços para associar o desenvolvimento econômico ao progresso social, com ênfase na Mata Norte.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-