26 março 2014

Goiana: Secretaria de Saúde realiza Campanha de Combate à Tuberculose‏

Durante toda esta semana, a Secretaria de Saúde de Goiana participa da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose com ações educativas para incentivar a população a conhecer a patologia e buscar atendimento adequado. A doença é contagiosa, atinge pessoas de todas as idades, e é causada por uma bactéria chamada Bacilo de Koch, que pode ser mortal sem o tratamento indicado.

Quem pensa que a tuberculose atinge só os pulmões está enganado. Há variações da doença que podem infeccionar ossos, rins, olhos, meninges e pele, por exemplo. O contágio acontece através da tosse ou do espirro de pessoas doentes. O risco aumenta em lugares pouco ventilados e lotados.

Se você está com tosse há mais de três semanas, cansaço, dor no peito, suor frio durante o sono, emagrecimento rápido ou febre alta, deve ir à Unidade de Saúde da Família mais próxima. A coordenadora de Tuberculose e Hanseníase, Yara Alves, explica que o município possui um laboratório próprio para atender pacientes com suspeita da doença. “As pessoas podem procurar a Policlínica Nossa Senhora da Vitória, de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e 13h às 17h30 para realizar o exame de escarro ou a prova de tuberculino. Não esquecendo que qualquer Unidade de Saúde da Família está preparada para atendê-los também”, destacou Yara.

Se a tuberculose for diagnosticada, o paciente terá direito a um tratamento gratuito que dura, geralmente, 6 meses. Durante este período, é necessário tomar uma medicação diária e realizar visitas regulares às Unidades de Saúde.

Campanha Educativa

A Coordenadoria de Tuberculose e Hanseníase irá realizar um trabalho educativo com toda comunidade goianense. Hoje (25), foi realizado um café da manhã, com palestra, na USF de Ponta de Pedras. Amanhã (26), o local escolhido foi o Centro de Convivência do Idoso (CCI). Já na quinta-feira (27), haverá uma ação de panfletagem nas rodoviárias nova e velha. E, por fim, na sexta-feira (28), a feira livre será o lugar para que a população receba esclarecimentos a respeito da doença.

Secom
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-