25 fevereiro 2014

Pitimbu: Inquérito apura denúncia de abuso sexual cometido por padre

Abuso teria sido cometido em 2008 em Pitimbu, no Litoral Sul. Padre denunciado está afastado de suas funções, diz Arquidiocese.

Um inquérito policial foi aberto na quinta-feira (20) para apurar a denúncia de um abuso sexual cometido em 2008 por um padre da paróquia de Pitimbu, município do Litoral Sul da Paraíba. De acordo com delegado regional do Litoral Sul e responsável pela investigação, Aneílton Castro, a denúncia foi feita pela mãe da vítima, hoje com 21 anos.

Segundo depoimento prestado à polícia pelo jovem, na época do abuso ele tinha 15 anos e o padre oferecia presentes, dinheiro e convites para viagens em troca de favores sexuais. Ainda segundo a denúncia, os abusos aconteciam em motéis em cidades vizinhas à Pitimbu e na própria paróquia.

Ainda de acordo com o delegado, o jovem afirmou que o primeiro contato com o padre aconteceu pela internet. “Segundo depoimento, eles se conheceram através de um bate-papo. A partir desse contato começaram o relacionamento. O rapaz comentou que dirigia até o carro do padre em viagens para outras cidades”, relatou o delegado.

Conforme informações repassadas pela Arquidiocese da Paraíba a TV Cabo Branco, o padre denunciado se encontra afastado das funções da arquidiocese por conta das investigações. O afastamento também foi confirmado pelo delegado do caso.


Na sexta-feira (21) a Arquidiocese enviou dois representantes até Pitimbu para obter detalhes das queixas feitas pelo jovem e por sua mãe. Aneílton Castro contou que atualmente mãe e filho moram na Noruega.

Ainda de acordo com o delegado responsável pelo inquérito, o padre denunciado será intimado oficialmente para depor nos próximos dias. “Entramos em contato com a Arquidiocese da Paraíba, com o setor jurídico mais especificamente, e eles estão sabendo da denúncia. Embora a notificação formal ainda não tenha sido feita. A intimação será oficializada até a sexta-feira [27]”, garantiu Castro.
Globo
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-