31 janeiro 2014

Desenvolvimento: Goiana promove II Fórum empresarial para debater as oportunidades do município

Um público estimado em mais de 400 pessoas participou do II Fórum Empresarial do Polo Econômico de Goiana, realizado no Centro Cultural Antonio Corrêa de Oliveira, no Sesc Ler, que debateu ideias, soluções e processos inovadores para o desenvolvimento sustentável do município e região.

Prestigiaram o evento empresários, autoridades governamentais, profissionais da área de segurança, saúde e meio ambiente de empresas e instituições, organizações do terceiro setor e entidades de representação e apoio aos pequenos negócios, associações de pescadores, quilombolas, agricultores, produtores culturais e de economia criativa, estudantes, etc, de Pernambuco e outros estados, que assistiram palestra magna que versou sobre as diretrizes e princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua aplicação nas empresas, explanações dos modelos de gestão sustentável da Fiat, Hemobras e Vivix Vidros Planos, respectivamente empresas âncoras dos polos automotivo, farmacoquímico e vidreiro, além de experiências de sucesso do Centro Sebrae de Sustentabilidade e do Sesc Pantanal.

A abertura do encontro ficou por conta do prefeito de Goiana, Fred Gadêlha, e do presidente do Sistema Fecomércio-PE, Josias Albuquerque, tendo a participação do secretário estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Murilo Guerra; da presidente da AD Goiana, Micheli Barreto; do deputado estadual Ricardo Costa, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco; e do diretor-superintendente do Sebrae-PE, Roberto Castelo Branco.

A palestra temática foi ministrada por Cristiane de Souza Soares, assessora especial da Confederação Nacional do Comércio-CNC, que foi seguida das explanações “O Modelo Fiat de Gestão Ambiental”, com Cristiano Felix, gestor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Fiat Chrysler América Latina; "Hemobrás: compromisso com a promoção da saúde, a inovação produtiva e o desenvolvimento sustentável", com Ana Carolina Siedschlag, assessora de Responsabilidade Socioambiental  da Hemobrás; "Vivix, um projeto sustentável", com Suellen Nakagawa, coordenadora de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Vivix Vidros Planos; “Desafios e oportunidades para os pequenos negócios”, com Suênia Sousa, gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade-MT; e “Sesc Pantanal - Um projeto socioambiental”, feita por Silvia Yochie Kataoka, gerente de Estudos e Pesquisas da RPPN Sesc Pantanal.

Ao final do Fórum se notava a satisfação dos presentes com as explanações e o debate. “A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. Por isso, nosso evento visou estabelecer por parte de todos e para todos  uma reflexão sobre esse enunciado”, assegurou Micheli Barreto. “O Fórum se constituiu num momento fantástico de congregação dos mais diversos setores da cadeia produtiva, discussões fundamentais sobre novos olhares empresariais no que diz respeito à sustentabilidade”, enfatizou a professora Sandra Silva, da Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros, de Carpina, que veio daquela cidade da Mata Norte para participar do encontro.

Para melhor atender ao público presente foram disponibilizados dois estandes por onde representantes da Vivix e da Hemobras deram informações sobre as empresas e como pretensos fornecedores devem se adequar aos seus modelos de gestão. Ainda no hall de entrada aconteceu também uma mostra de cerâmica figurativa de artesãos goianenses, a exemplo de Zé do Carmo, Edilson, Lazaro e Tog, entre outros. Também abrilhantou o evento a apresentação de manifestações culturais de Goiana, como o Caboclinho Cahetés, Serginho da Burra e dois caboclos-de-lança do Maracatu Rural Leão da Fortaleza.

Em sua segunda edição o Fórum Empresarial do Polo Econômico de Goiana foi realizado pela AD Goiana e a Fecomércio-PE, através do Instituto Fecomércio, com apoio da Prefeitura de Goiana, Sebrae-PE, Fiepe, Fiat, Vivix, Hemobrás e CDL-Goiana.

Fonte: Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-