23 novembro 2013

Hemobrás: Fábrica em Goiana recebe grupo de alunos do curso de Encanador Industrial

Ontem pela manhã (22/11), a fábrica da Hemobrás, em construção no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, recebeu a visita de um grupo de alunos do curso de Encanador Industrial, da Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros (FADIMAB), localizada próximo à obra. A iniciativa, que contou com o acompanhamento do professor da FADIMAB e engenheiro civil Rubens Marques Santos, agregou um grupo de 11 estudantes que tiveram a oportunidade de ver de perto como está sendo montado o sistema de tubulação hidráulica e escoamento de fluidos da unidade fabril, além de uma visita para conhecer o local.

A manhã dos alunos começou com uma palestra com a auxiliar de Segurança do Trabalho, Daniela Araújo, abordando pontos práticos sobre prevenção de acidentes e como agir em casos de emergência. Depois a equipe foi conhecer a obra de perto, acompanhada pelo engenheiro da gerência de Engenharia e Automação, Tomás Borges, que mostrou como anda a construção dos blocos da fábrica.

Para o aluno Severino Antônio da Silva, 48 anos, morador do distrito de Tejucupapo, no município de Goiana, é muito importante ver na prática como profissionais trabalham. “Estamos em uma obra de grande porte que possui um modelo de tubulação complexo. Isso nos proporciona um aprendizado elevado em relação à teoria que aprendemos em sala de aula sobre montagens de estruturas hidráulicas”, disse. Severino ainda ressaltou o sonho em trabalhar na fábrica e fazer parte da força de trabalho da estatal. “Estou buscando me capacitar em várias áreas, como mecânica e montagem industrial, e sei que um dia posso ter a oportunidade de trabalhar em uma empresa com a grandiosidade da Hemobrás”, finalizou.

Já o montador de máquinas industriais, João Vitor Ferreira Filho, 48 anos, também aluno do curso e morador de Goiana, falou sobre a perspectiva de conhecer como funcionam os compostos de escoamento de fluidos. “Quero aprender sobre as válvulas de funcionamento que fazem parte da tubulação que está sendo implantada no local. Esta obra já é reconhecida como uma das maiores do país e é aqui nesta visita que espero aprender coisas novas e me capacitar para o mercado de trabalho”, relata.

No total, o curso de Encanador Industrial tem uma duração de 200 horas divididas em 40 horas de qualificação teórica e 160 horas de qualificação profissional, incluindo visitas técnicas, como a que foi realizada ontem. A turma que compareceu à fábrica irá concluir a graduação no mês de dezembro e a FADIMAB tem o interesse de retornar com outras equipes nos próximos meses.
Grupo reunido durante a palestra sobre prevenção de acidentes e como agir em casos de emergência

Severino Antônio e João Vitor recebendo instruções do engenheiro Tomás Borges

Equipe em frente ao Bloco B01, onde ocorre a triagem e o armazenamento do plasma

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-