26 outubro 2013

ENEM: MEC vai monitorar redes sociais

Um dia antes da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, avisou que uma equipe do Ministério da Educação (MEC) vai monitorar as redes sociais para evitar que as questões sejam publicadas na internet.

No ano passado, 65 candidatos tiveram a prova anulada por terem publicado a imagem da prova, do cartão de resposta ou por terem sido flagrados no momento da fotografia. "Não tentem postar fotos. Nós temos técnicos competentes e esse controle é importante. É uma obrigação nossa garantir o sigilo do Enem", alertou.

Segundo o ministro, o flagrante das postagens se dá em questão de minutos e, ao ser identificado, o autor será imediatamente eliminado do exame.

Mercadante evitou falar sobre o tamanho da equipe que vai monitorar as redes sociais. "A nossa equipe não é a do Obama, mas também é muito boa", brincou. No ano passado, no entanto, o sistema falhou: uma candidata foi erroneamente identificada e acabou tendo a prova anulada. "Era um nome muito específico, pouco provável que tivesse um homônimo, mas tinha, no mesmo município, e com isso nós tivemos um incidente", disse Mercadante. Ele ressaltou que, ao ser constatado o erro, o MEC entrou em contato com a jovem e lhe ofereceu a possibilidade de realizar a prova duas semanas depois.

O ministro ressaltou que os candidatos que fraudarem a prova não serão apenas punidos com a anulação da avaliação. O ministro lembrou que na última edição do Enem um professor de cursinho que fez um pré-teste do exame e vazou questões da prova acabou sendo preso. "Esse cidadão pegou mais de seis anos de cadeia. Não se pode prejudicar o direito das pessoas de fazer uma prova segura. É prevista no Código Penal a punição contra fraudes em exames de concurso público", alertou.

O Enem, requisito básico para disputar uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), tem grande procura porque serve como porta de entrada para o ingresso em universidades federais, estaduais e institutos de tecnologia. A nota no exame também pode ser aproveitada para concorrer ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas, e ao Ciência sem Fronteiras (CsF), que envia para o exterior estudantes de graduação ou pós-graduação.

Com informações da Veja
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-