22 outubro 2013

Economia: AUAG recebe notícia de criação da câmara setorial de Economia Criativa

Foi na manhã da última sexta-feira (18/10), no auditório da Agência Municipal de Desenvolvimento de Goiana - AD Goiana, que se realizou uma reunião ordinária da diretoria colegiada da Associação da União dos Artesãos de Goiana-Auag, com o objetivo de tratar demandas internas da entidade classista, como a adesão de dois novos associados, os artesãos André Luiz e Lucinalva Maria.

No entanto, o grande momento da reunião foi a presença da presidente da AD Goiana, Micheli Barreto, que juntamente com o diretor de Fomento à Economia Criativa da autarquia, Francisco Irineu (Zinho), comunicaram, numa ação efetiva e relevante da AD Goiana e da Prefeitura de Goiana, a criação da Câmara Setorial da Economia Criativa, que terá a finalidade de propor e elaborar políticas públicas de apoio ao desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) no município de Goiana. A CS foi criada através do decreto nº 093/2013, assinado pelo prefeito de Goiana, Fred Gadêlha, no último dia 09/10.

A Câmara possui natureza paritária, com a participação do tecido cultural e do poder público, sendo composta por dois membros de cada uma das 28 representações integrantes. A sua criação é importante por se alinhar com as diretrizes e ações definidas no Plano Nacional de Economia Criativa do Ministério da Cultura e porque o Programa de Fomento à Economia Criativa de Goiana consta na mensagem enviada à Câmara de Vereadores do município, do Plano Plurianual de Goiana-PPA, para o período de 2014-2017.

A iniciativa repercutiu positivamente no meio cultural de Goiana e do Estado. O presidente da Auag, artesão Edilson Oliveira, destaca a importância das ações que vêm sendo implementadas para o desenvolvimento cultural na cidade. “Agradecemos mais uma vez o esforço e estima da AD Goiana, na pessoa de sua presidenta Micheli Barreto, pelas valiosas ações empreendidas no sentido de fortalecer cada vez mais a cultura goianense”.

“A criação da Câmara Setorial de Economia Criativa em Goiana é pioneira no Brasil e um passo importantíssimo para a estruturação do Território Criativo da Mata Norte de Pernambuco. Parabéns a todas criativas de Goiana e de toda a Mata Norte, que fazem este território cultural ser tão significativo para nós pernambucanos”, enfatizou pelo Facebook Luciano Gonçalo, coordenador de Economia da Cultura do Governo de Pernambuco.


Assecom-AD Goiana
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-