29 setembro 2013

Alerta: PB tem quatro praias impróprias para banho, aponta relatório da Sudema

Relatório de balneabilidade é divulgado semanalmente pelo órgão. Classificação é válida até a emissão do próximo relatório em outubro.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou quatro praias como impróprias ao banho até a próxima sexta-feira (4). O relatório semanal da balneabilidade das praias do litoral paraibano foi divulgado nesta sexta-feira (27).

De acordo com  a Sudema, os banhistas deverão evitar a praia do Jacaré, localizada no município de Cabedelo, a praia de Manaíra, em João Pessoa, a praia de Maceió e ainda a praia de Acaú/Pontinha, no município de Pitimbu. As outras 52 praias do litoral paraibano estão próprias para o banho.

Na praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba, já na praia de Maceió, no município de Pitimbu, o trecho 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho foi considerado como impróprio. Na praia de Acaú/Pontinha deve ser evitada a área na desembocadura do Riacho do Arame. Em João Pessoa, um trecho da praia de Manaíra foi classificado como impróprio.

Conforme o relatório, as demais praias do Estado estão consideradas adequadas para o banho e são classificadas nas categorias excelente, muito boa e satisfatória. Apesar de classificadas como próprias à balneabilidade, a Sudema recomenda aos banhistas que evitem permanentemente os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias do Estado, por meio de coleta de material para análise. O monitoramento é semanal nos municípios localizados em centros urbanos com grande fluxo de banhistas: João Pessoa, Lucena e Pitimbu. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.
G1
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-