01 junho 2013

Segurança: Corpo de Bombeiros ganha reforço. Governador Eduardo Campos promete corporação em Goiana

O Corpo de Bombeiros ganhou um reforço, ontem. A corporação recebeu 31 novas viaturas e equipamentos que serão destinadas a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Interior de Pernambuco. O pacote inclui 20 carros de autorresgate (AR) e 11 autobomba tanque (ABT), além de 30 equipamentos de Proteção Respiratória (EPR), que contêm máscara e cilindro de ar comprimido. O investimento aproximado da compra foi de R$ 8 milhões e contou com recursos do pagamento da taxa de Prevenção e Combate a Incêndio. A entrega faz parte do conjunto de ações do Pacto pela Vida para o reaparelhamentos do sistema de segurança pública do Estado.

O Grande Recife será contemplado com seis ABTs, distribuídas entre unidades do Recife, Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), São Lourenço da Mata e Suape (Cabo de Santo Agostinho). Já as BRs 232, 408 e 101, além da PE-60, consideradas áreas criticas em número de ocorrências terão o apoio de 15 ARs, que são veículos tipo ambulância de atendimento pré-hospitalar. No Interior, as cidades de Vitória de Santo Antão (Mata Sul), Caruaru, Garanhuns (ambas do Agreste), Petrolina e Serra Talhada (essas últimas no Sertão), receberão, cada uma, um veículo de resgate e um autobomba.

O governador Eduardo Campos destacou que o reaparelhamento da corporação cresceu nos últimos anos, assim como os recursos humanos. “Em seis anos mais que dobramos o número de profissionais. Eram 1,2 mil e passamos para 2,8 mil, chegando a lugares mais distantes do Agreste e Sertão”, comentou. Ele frisou que a interiorização da corporação chegará, nos próximos dias, a Arcoverde, no Sertão, e Goiana, na Mata Norte. O Estado tem hoje 22 cidades do Interior com o serviço. “Temos que levar o bombeiro para onde não tem, além de dar condições ao profissional”, disse Campos.

O comandante geral dos Bombeiros, coronel Carlos Casa Nova, destacou a importância do recente investimento. “As ambulâncias são o melhor protótipo do Brasil. Trarão conforto e segurança para quem trabalha e para o resgatado. Representam esperança de vida para muita gente”, declarou. O oficial aproveitou para frisar que os veículos e equipamentos chegam em tempo para a Copa das Confederações. O coronel informou que uma nova compra de veículos - sendo 20 ambulâncias e oito carros tanque - está prevista e deve acontecer ainda este ano e vão suprir o planejamento de operações para a Copa do Mundo, em 2014.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-