28 junho 2013

Polícia: Ex-vereador de Carpina é preso acusado de desviar R$ 800 mil (Assista os vídeos exclusivos!)

Foi preso no fim da manhã de hoje (28), o ex-presidente da Câmara Municipal de Carpina, Zona da Mata Norte do Estado, Edilson Gomes da Silva, de 41 anos. Ele é acusado de desviar R$ 800 mil em diárias durante o mandato entre 2005/2012. O vereador foi detido quando chegava ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para encontrar com seu advogado, sem saber sequer que havia um mandado de prisão emitido contra ele. A investigação está sendo conduzida pelo Ministério Público, com apoio da Polícia Civil de Goiana. Edilson responderá pelos crimes de peculato, falsificação de documentos, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Outros crimes ainda estão sendo investigados.

As diárias eram liberadas para que vereadores de Carpina participassem de congressos. Em entrevista, Edilson Gomes da Silva afirmou que assinou os documentos porque era gestor e tudo era perfeitamente legal. “Tudo vai ser esclarecido. Os vereadores participavam de congressos”, afirmou. Ele foi trazido à 11ª Delegacia Seccional de Goiana para prestar depoimento. Depois, foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML),  no Recife, para realização de exame de corpo de delito e, em seguida, será encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. “Ele acha que é inocente porque não precisava confirmar se o vereador ia ou não para os eventos”, comenta o promotor de Justiça Epaminondas Tavares.

O ex-vereador é conhecido como Edilson da Ambulância porque há 12 anos mantinha veículos para prestar este serviço aos moradores do município. Atualmente, exerce o mandato de secretário de Obras da Prefeitura de Carpina. Na fazenda dele foram encontrados dezenas de móveis e computadores – o suficiente para encher um caminhão. “Na hora da busca procurávamos documentos e outras provas. Encontramos birôs e cadeiras que eram patrimônio da Câmara de Carpina com etiqueta de tombamento. Outros vários móveis tinham tido a etiqueta arrancada. Eram bens públicos, divisórias, porta de gabinete de vereadores com a placa... Literalmente foi recolhido um caminhão de objetos e devolvido à Câmara ontem (27). Fiquei emocionado com a devolução”, afirma Epaminondas Tavares.

Promotor da GAECO fala sobre atuação do MPPE


Ex-vereador 'Edilson da Ambulância' fala com a imprensa

Delegado comenta atuação da Polícia Civil

Com informações do G1
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-