06 junho 2013

Hemobrás: Estande do Ceatox recebe mais de 500 visitantes

Cerca de 500 pessoas passaram pelo estande do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) montado nesta terça-feira (4/6), na fábrica da Hemobrás, em Goiana, Zona da Mata Norte Pernambucana. A ação fez parte da I Semana de Meio Ambiente da estatal, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho. Na ocasião, a força de trabalho local recebeu informações sobre como proceder em caso de contato com animais peçonhentos.

As informações foram repassadas por um biólogo e duas enfermeiras do Ceatox, que apresentaram 12 espécies de escorpiões, dentre elas as quatro principais responsáveis por causar óbito no Brasil; e exemplares de serpentes de importância médica, como jararaca, surucucu, coral e cascavel, sendo a cascavel e coral as mais facilmente encontradas na região da fábrica, por ser o seu habitat natural. Também foram expostos aranhas e escorpiões vivos, além de folders e cartazes informativos.

O pedreiro Isaias Hermínio dos Santos, 40 anos, aprovou a iniciativa. “Gostei bastante das explicações. Conhecia esses animais só de ouvir falar, mas nunca tinha visto de perto. É muito bom conhecer e saber o que devemos fazer se encontrarmos um deles aqui no terreno do trabalho ou até mesmo em casa”, comentou.

Pedro Neto, biólogo do Ceatox, reiterou a importância do conhecimento para os (as) profissionais que atuam na fábrica. “É possível e necessária a convivência entre as pessoas e a natureza, principalmente em ambiente de mata. A questão é saber como se comportar ao encontrar ou ter contato direto com espécies nocivas”, ponderou.

“Muito boa a campanha. Excelente! Atende perfeitamente a nossa realidade, principalmente onde estamos instalados. Agora sei que não devemos pegar nesses animais, mas procurar o Ceatox e autoridades”, destacou Eleonora Figueiredo Pires, do Serviço de Gestão Interna do Plasma.

Para Tomás de Albuquerque Borges, da Gerência de Engenharia e Automação (GEA), a ação serviu de alerta para toda a equipe. “Por conta da obra, estamos propensos a encontrar animais de várias espécies, nocivos ou não. Agora sabemos como proceder corretamente. Foi um bom ponto de partida e espero que atividades como essa sejam repetidas”, disse.

RECIFE – Hoje, quinta-feira (6/6), o estande do Ceatox estará na recepção do 11º andar do escritório operacional, no Recife. Nessa data, serão abordados assuntos como cuidados domésticos, intoxicação e poluição do meio ambiente. “Mudamos a abordagem porque tem mais relação com o cotidiano da cidade”, explicou Neto.

SEMANA - A programação da I Semana de Meio Ambiente da Hemobrás ainda inclui ações de comunicação interna, com o objetivo de indicar possibilidades de mudanças comportamentais que possam gerar benefícios ao planeta, e a apresentação, na sexta-feira, do documentário norte-americano ‘Uma verdade inconveniente’. O filme analisa a questão do aquecimento global, a partir da perspectiva do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

Assessoria de Imprensa
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-