03 junho 2013

Economia: PE e PB discutem parcerias

Pernambuco e Paraíba discutem hoje a criação de uma futura região de desenvolvimento entre Mata Norte e o Litoral Sul dos dois estados, respectivamente. A ideia é aproveitar os investimentos que já existem para promover o crescimento de novos empreendimentos nos setores de turismo, imóveis, serviços e indústria. Participarão da reunião diretores da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem) e representantes do governo paraibano.

No encontro devem ser discutidos o sistema de governança da região em questão, bem como os impactos econômicos dos investimentos que estão chegando na área. “Vamos apresentar e discutir dados relacionados ao quadro socioeconômico desses municípios e os indicadores sociais atuais da região”, explica o presidente da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima.

Os municípios pernambucanos que farão parte deste setor de desenvolvimento são Goiana, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga, Araçoiaba e Condado. “Estamos escolhendo esses municípios exatamente pela proximidade, pelos aspectos econômicos e sociais e, principalmente por causa dos investimentos que já têm sido feitos por lá, como a fábrica da Fiat, a de Hemoderivados, a fábrica de vidros (CBVP), entre outros”, conclui.

Mais um estudo

Em poucos anos, quando o Arco Metropolitano estiver pronto, Goiana deixa de ser uma cidade do Interior para se tornar polo de desenvolvimento da Mata Norte, inevitavelmente, integrará a Região Metropolitana do Recife e de João Pessoa. Diante deste contexto, é preciso pensar o lugar noutra perspectiva e não como uma simples cidade. A Fiat, por exemplo, não é só Goiana é também Igarassu. A nova percepção, pelo menos na teoria, deve ser o próximo passo depois do estudo “Goiana e os Desafios do Desenvolvimento Sustentável”, encomendado pela Hemobrás a Fiocruz. Estudo para entender a realidade da região é o que não vai faltar daqui por diante. Os governos de Pernambuco e da Paraíba já estão com equipe em campo para analisar a realidade de cada um dos 13 municípios que vão compor a Região Integrada de Desenvolvimento (Ride). Em julho, o material será apresentado e, em seguida, os representantes de cada localidade serão chamados para discutir o assunto e dar suas contribuições. Segundo o diretor-presidente da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, os projetos se completam e o objetivo é um só: estruturar e desenvolver os dois estados e dar conta das demandas futuras, sem que haja prejuízos para a população e para os planos “desenvolvimentistas”. Bom, é pagar para ver.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-