01 junho 2013

Concurso: Falta de informação desagrada candidatos para Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar

O primeiro semestre de 2013 vai se aproximando do final, e até agora a Secretaria de Estado de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) não divulgou os aguardados editais para a área de Segurança - evento que chegou a estar previsto para o último mês de janeiro. Tamanha demora, somada à falta de informações, têm levado angústia aos milhares de interessados em participar dos concursos.

A novela envolvendo os concursos para a área de Segurança do Estado teve início em agosto de 2012. Na época, o gerente-geral de Articulação e Integração Comunitária da SDS-PE, Manoel Caetano Cisneyros, chegou a afirmar que os editais de abertura para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE), a Polícia Civil (PCPE) e a Polícia Militar (PMPE) seriam publicados em janeiro de 2013. Até o último mês de outubro, a impressão era de que os processos realmente avançavam, sobretudo quando a SDS-PE informou que o orçamento para realização dos concursos estava garantido, situação que poderia até antecipar as seleções. No entanto, não foi o que aconteceu.

Desde então, insistimos nas apurações junto ao órgão, sem mais novidades. Em janeiro deste ano, quando deveriam ser liberados os editais, a Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar (ACS-PE) relatou as condições precárias de alguns batalhões no interior do estado, questionando também a falta de pessoal para atender à população. Dois meses depois, a SDS-PE chegou a anunciar que estaria em curso uma licitação para a escolha das instituições organizadoras dos certames. Buscamos checar a informação junto ao órgão responsável por este tipo de processo, no caso, a Secretaria de Administração. Ela, porém, nunca foi confirmada.

De acordo com a informação inicial da SDS-PE, todas as seleções que envolvem a área de Segurança no Estado de Pernambuco contemplariam de 20 a 60 oficiais e 500 soldados do CBMPE, 100 delegados de PCPE e 100 oficiais da PMPE. As vagas em oferta nos concursos seriam destinadas a ambos os sexos.

Até agora, nada foi decidido.
Fonte: Folha Dirigida
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-