14 maio 2013

Escorpião: Época de redobrar os cuidados

A chegada do período chuvoso é o momento de redobrar as atenções com escorpiões. O alerta é da Central de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox), órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde (SES). Entre os meses de maio e julho há maior incidência de picadas do aracnídeo. Para capacitar os profissionais de saúde sobre como proceder neste tipo de incidente com animal peçonhento, o Ceatox iniciou uma série de encontros na Região Metropolitana do Recife (RMR), este mês, para expandir o uso do soro.

A primeira capacitação foi na manhã de ontem, no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão. A próxima será no Hospital Regional de Goiana, na próxima segunda-feira. O calendário ainda contempla o Hospital de Jaboatão dos Guararapes, no município do mesmo nome, no próximo dia 20, o Hospital Tricentenário, em Olinda, também no dia 20, e o Hospital Petronila Campos, em São Lourenço da Mata, no dia 27. No Interior também esta marcada uma reunião na Gerência Regional de Saúde de Arcoverde no mês de junho.

“Na época de tempo quente e chuvoso, os casos são mais frequentes, porque os escorpiões são desalojados dos esconderijos pela água”, contou a coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto. Ela destacou que o escorpião procura locais com lixo, entulho e madeira para se esconder, então é necessário manter os ambientes limpos para se ver livres dos  riscos.

Em 2012 a rede de saúde registrou 857 casos de picadas de escorpião e três óbitos. Somente este ano, as notificações já chegam a 263. Entre as crianças menores de 12 anos a  picada representa maiores cuidados já que nelas o quadro pode evoluir drasticamente e rápido. Este foi o caso das três mortes ocorridas em 2012, quando os três pacientes eram dessa faixa etária.

“Entre as crianças o quadro pode se tornar moderado a grave e é indicado à ida imediata ao Hospital da Restauração, que é o centro de referência do uso de soro na RMR”, frisou Lucineide Porto, explicando ainda que é indicada a observação do paciente de seis a oito horas.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-