14 maio 2013

Economia: Governo apresenta projeto de parque industrial para população de Caaporã

O governo do Estado, por meio da Companhia Paraibana de Desenvolvimento (CINEP), e Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema PB), realizou, na manhã desta segunda-feira (13), uma Audiência Pública para discutir os impactos ambientais do Parque Industrial de Caaporã, projetado pela CINEP para promover economia da região.

Na ocasião, foram apresentados para a população, associações ligadas ao meio ambiente e representantes dos trabalhadores da cidade, um estudo de impactos ambientais. O documento, e a discussão com a sociedade, são requisitos para obtenção da Licença de Instalação do Parque Industrial junto aos órgãos ambientais.

O projeto do Parque Industrial tem 370 hectares de área e previsão de investimentos de R$ 35 milhões de reais pelo Governo do Estado para a infraestrutura de captação de investimentos.

De acordo com a presidente da CINEP, Tatiana Domiciano, o projeto é referência no quesito sustentabilidade, além de colocar a região em evidência em três importantes áreas. “Nosso projeto é referência para país em termos de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. O local escolhido é estratégico para promoção do desenvolvimento econômico e emprego de uma região que vivia apenas do cultivo da cana e da agricultura familiar. Com o Parque Industrial de Caaporã, o Litoral Sul da Paraíba estará mais bem posicionado para receber empresas da cadeia do polo cimenteiro, automotivo e farmacoquímico”, destacou.

A realização da Audiência Pública foi celebrada pelo secretário de desenvolvimento de Caaporã, Aderaldo Dantas. “O pessoal entendeu o objetivo da criação do Parque Industrial e a oportunidade de criação de milhares de empregos na cidade. E é no sentido que vamos trabalhar: para que o equipamento seja feito na maior brevidade possível e também com qualidade que seja referência”, comentou o represente da prefeitura.

De acordo com o agricultor e representante da Associação dos Trabalhadores Rurais de Caaporã, Olvino Dantas, este momento será de grande progresso para a cidade e moradores da região. “Com a vinda de indústrias mais empregos chegarão para a nossa cidade”, comemorou.

O engenheiro responsável pelo estudo na consultoria contratada pela CINEP, Luiz Gonzaga, destacou que integração é o mais importante a partir deste momento. “O fundamental agora é a interlocução entre cada setor para que as sugestões apontadas no estudo sejam concretizados. Com as bases bem analisadas sobre o empreendimento, as parcerias poderão ser formadas entre as instituições para que o melhor caminho rumo ao desenvolvimento de toda região seja encontrado”, finalizou.
Secom
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-