28 maio 2013

Desenvolvimento: Hemobrás apresenta resultados da análise socioambiental sobre Goiana

O resultado de um estudo inédito realizado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em parceria com o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz-Pernambuco), foi apresentado na manhã de hoje (28), em um evento realizado no Cine Teatro Polytheama, em Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado. 

No encontro, que reuniu a sociedade civil, representantes de movimentos culturais e étnicos que colaboraram com o estudo, além da comunidade, intelectuais, gestores municipais, estaduais e empresários que estão investindo na cidade, foram apresentados os problemas identificados na pesquisa e que precisam ser solucionados para garantir o desenvolvimento local. Também estiveram presentes os economistas Francisco Oliveira e Tânia Bacelar.

O levantamento, intitulado Análise participativa da realidade socioambiental do município, identificou aspectos que precisam ser trabalhados para poder se promover o desenvolvimento com o crescimento econômico, equidade social, equilíbrio ambiental e valorização da diversidade cultural da região.

“O objetivo maior do estudo é colaborar para que a cidade e seus habitantes sejam beneficiados com o crescimento socioeconômico que Goiana está vivendo, valorizando as suas peculiaridades”, afirmou o presidente da Hemobrás, Romulo Maciel Filho. A iniciativa aponta ainda alternativas para se evitar danos comuns causados pelo crescimento desordenado, como aumento do consumo de drogas, exploração sexual, estagnação viária e favelização. “Estes diagnósticos poderão servir de referência para as autoridades públicas e empresas que venham a desenvolver ações para contribuir com o desenvolvimento sustentável do município”, salienta Maciel Filho.

Entre as propostas que a pesquisa traz, estão a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura; ampliação da cobertura das equipes de Saúde da Família; implantação da política de educação infantil, com melhorias na alimentação e infraestrutura das escolas; implementação do Projeto de Gestão Integrada para a Orla Marítima; agilização da elaboração e aplicação do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Goiana; desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento Básico; criação de plano integrado entre Saúde, Educação e Assistência no enfrentamento das drogas, homicídios e gravidez na adolescência, além de esporte e lazer para a juventude.




 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-