05 abril 2013

Saúde: Secretaria Estadual de Saúde realiza Audiência Pública em Goiana

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou, na tarde de hoje (05), uma audiência pública sobre o Pacto pela Saúde, em Goiana, Zona da Mata Norte. No encontro, que aconteceu no auditório da Escola Técnica Estadual, Aderico Alves de Vasconcelos – ETE foram apresentados os indicadores essenciais para a redução dos índices de mortalidade por causas consideradas evitáveis ou reduzíveis, nos 10 municípios que compõem a XII Geres na Mata Norte. Os resultados foram detalhados pelo secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, para gestores municipais, políticos, conselheiros de saúde, sociedade civil organizada e população em geral.

Segundo o secretário Antonio Carlos Figueira, o Pacto pela Saúde é algo complexo por causa do desenho do SUS, que tem gestão municipal, estadual e federal, sendo necessário balancear os três poderes para que haja um funcionamento pleno do sistema. “Estamos analisando os dados das Regionais e buscando melhorar os serviços de Atenção Primária e os processos com foco na regionalização”, destacou Figueira. “Para melhorar a regionalização, os municípios precisam manter a regularidade do preenchimento dos sistemas de informação, pois sem informação não há planejamento”, informou.

Já a gestora da XII Geres, Daniele Uchôa, lembrou que as Geres precisam valer o Pacto pela Saúde monitorando as ações e apoiando os municípios a enfrentarem as problemáticas, “fazendo com que esses indicadores possam ter dados positivos”. Os indicadores do município, são considerados satisfatórios em algumas áreas.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-