23 abril 2013

Marketing e Publicidade: 1 + 1 = 2? Depende.

É comum ver pessoas que não tem o conhecimento de marketing e copiar táticas de uma empresa que deu certo em outra empresa, tendo em mente o seguinte pensamento: “Se funcionou para essa, funciona para a outra também”. Mas aí é que está o perigo.

O marketing não é uma receita de bolo. Para 1+1 ser igual a 2, vai depender de vários fatores.

No marketing, antes de aplicarmos qualquer ação realizada com sucesso em outra empresa, temos que analisar vários elementos como: o cenário da empresa em questão, o seu público alvo, o mercado, etc. As respostas em relação a esses elementos é que irão dizer se a ação é viável ou não.

Mas antes de copiar fielmente as ações de sucesso, por que não pensar em criar? Aproveite o que está sendo feito de melhor no mercado e crie melhorias e adaptações para sua empresa, de acordo com o cenário em que atua. O que funciona realmente é estudar e criar inovações, sejam em ações de marketing ou em soluções para o cliente.

Falando em cliente, se é para determinarmos um ponto lógico no marketing seria o atendimento ao cliente. Questão muitas vezes esquecida pelas empresas que agora estão sofrendo com o advento da internet em todas as classes sociais. Hoje, quando o consumidor se sente lesado, muitas vezes se defende através de mensagens em redes sociais (Facebook, Twitter), e-mails, blogs, sites, etc. Com isso, propaga uma imagem ruim da empresa através do seu principal canal divulgador, o próprio cliente.

É um grande erro focar unicamente nas vendas e esquecer o cliente. A venda não se limita ao fornecimento de um produto ou um serviço, também é necessário realizar um pós-venda para saber se a empresa atendeu as expectativas. Os clientes querem mais do que produtos, querem produtos com serviços agregados.

Você já pesquisou o nível de satisfação do seu cliente em relação ao seu produto? O que ele pensa quando usa o seu produto? Quais serviços ele acha básico e você não oferece?

Então, além das ações de sucesso que as empresas estão fazendo, preste atenção também no atendimento que eles estão mostrando. Nisso eu posso ser exato em dizer que, uma ação bem elaborada com um atendimento adequado gera boas impressões e excelentes resultados para a sua empresa no mercado.

Elthon Taurino é Publicitário, graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Diretor Geral e de Criação da agência Taurino Comunicação.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-