27 abril 2013

Internet: Encontro da ABLOGPE reúne blogueiros em Recife

Evento contou com a presença de deputados estaduais, prefeito, vereadores e do senador Armando Monteiro Neto

A blogosfera pernambucana esteve reunida no hotel Atlante Plaza em Boa Viagem, no Recife. O evento contou com a participação de produtores de conteúdo para mídia digital de todas as regiões do estado. Blogueiros da Capital, da Área Metropolitana, Sertão, Agreste Setentrional, Agreste Meridional e Zonas da Mata Norte e Sul participaram de palestras com blogueiros de renome como Ricardo Noblat, de O Globo, e Magno Martins, do Blog do Magno.

No entanto, uma das palestras mais esperadas aconteceu na manhã do sábado com o senador Armando Monteiro Neto (PTB). O parlamentar falou sobre "A conjuntura econômica nacional e o desenvolvimento de Pernambuco". Ele fez um comparativo da atual situação econômica brasileira com a crise que atualmente permeia a Europa e argumentou: "Países emergentes como China, Rússia, Índia e Brasil funcionam como locomotivas do crescimento mundial. O Brasil foi o que cresceu menos dentre estes".

Armando ainda frisou a importância da liberdade de expressão e da imprensa através dos blogs, “Não pode haver limitação do exercício da livre informação. Este é um pressuposto da vida democrática”. A declaração do senador Armando Monteiro foi dada a mais de 100 blogueiros de Pernambuco, que se reuniram para, dentre outras coisas, debater a influência deste novo canal de comunicação, os impactos do marco civil da Internet – em discussão no Congresso Nacional -, e as ações que podem ser tomadas para que a atividade seja reconhecida como profissão.

O petebista citou a educação como possível válvula de escape no âmbito desenvolvimentista: "O grande desafio é desenvolver competências e o país tem que investir na Educação. Temos que construir um sistema que seja reconhecido mundialmente", provocou.

Armando salientou que Pernambuco vive uma situação inversa ao contexto mundial. Para ele há um relançamento da indústria no estado. Lembrou ainda da grande contribuição dada pelo presidente Lula o que fez com que, segundo ele, vários aportes industriais se instalassem em diversas regiões.

O senador não fugiu das perguntas políticas e reafirmou o seu anseio em governar o estado. Porém a decisão não depende somente dele, alertou.

Já o deputado Jorge Côrte Real, presidente da FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco) falou sobre a interiorização do desenvolvimento. Ele frisou que as ações da FIEPE são "propostas de governo", independente de quem estiver no poder. Côrte Real afirmou que a maioria das regiões do estado cresceram mais do que a própria Área Metropolitana.

Outro palestrante foi o representante do Porto Digital, jornalista Cláudio Marinho. Ele retratou o cotidiano do Recife e de Olinda em várias épocas e chamou a atenção para o que denominou de "Reapropriação afetiva das cidades".

O jornalista Ricardo Noblat, editor do blog mais acessado do país, dialogou com o público presente em uma conversa quase que informal. O blogueiro de O Globo falou de sua vida pessoal de forma divertida e disse ser um blogueiro por acaso: "Nunca pensei em ser blogueiro. Tudo nasceu da ideia de um amigo", pontuou. Noblat alertou que a facilidade com que a nova geração lida com a tecnologia pode determinar a extinção dos jornais tradicionais (De papel). Ele afirmou que o blogueiro tem de se reinventar, pois o público quer ser surpreendido com novidades.

O pernambucano Magno Martins também fez sua intervenção elogiando o trabalho de Noblat e salientando que os blogueiros são as verdadeiras fontes de informação local.

A palestra que finalizou o evento foi do consultor do SEBRAE, Leonardo Salazar, que falou sobre O empreendedor individual na economia criativa. Ele apresentou as vantagens e orientou os blogueiros a se cadastrarem no SEBRAE a fim de terem direito a vários benefícios nas esferas Federal, Estadual ou Municipal.

O jornalista Ivan Maurício de O Nordeste.com, uma das entidades organizadoras do evento, classificou como possitivo, afirmando que todos os objetivos foram atingidos. Já o presidente da ABLOGPE, Lissandro Nascimento, lembrou do grande desafio que os blogueiros terão que enfrentar: a aprovação ou não do Marco Regulatório da Internet pelo Congresso Federal. Sobre o encontro, o vitoriense disse que a troca de experiência e o intercâmbio entre os produtores midiáticos foram os pontos fundamentais.

Diversos encontros regionais serão realizados pela Associação dos Blogueiros visando a terceira reunião da categoria que deverá acontecer durante o Festival de Inverno de Garanhuns. Também marcando presença no II Blogger PE, o prefeito Isaías Regis ouviu a diretoria da ABLOGPE e se prontificou a receber o grupo na Suiça pernambucana para estudar a viabilidade da proposta.

Luto
No início da programação foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao blogueiro Arlindo Júnior do Macaparana News, falecido no último dia 17.

Fonte: Samuel Cazumbá/Ascom
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-