15 março 2013

Pacto Metropolitano: Municípios da RMR e Goiana buscam soluções conjuntas para seus problemas

Prefeitos discutiram políticas públicas ontem durante o Pacto Metropolitano, em São Lourenço

Um encontro na manhã de ontem reuniu os prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR), além de Goiana, com o objetivo de conversar sobre problemas comuns e alinhar a forma de trabalho, dentro das ações do chamado Pacto Metropolitano. A reunião foi realizada na Arena da Copa, em São Lourenço da Mata, e foi avaliada como positiva pelos gestores. “Esta foi mais uma ação onde conseguimos expor os temas que fazem parte da realidade de cada localidade e discutir políticas públicas de curto e médio prazo voltadas para a infraestrutura urbana”, ressaltou o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Apesar da reunião não ter assumido uma natureza conclusiva, já que os temas ainda se encontram em tramitação, a agenda apresentada discorreu sobre as ações previstas diante da proximidade da Copa das Confederações e também da Copa do Mundo, além da resolução de problemas, no que diz respeito aos resíduos sólidos, segurança nos roteiros turísticos, entre outros.

“Tivemos a oportunidade de debater, mais uma vez, o Plano Integrado de Uso e Ocupação do Solo, um ponto muito importante, que trata de uma ocupação planejada e equilibrada. Nossa ideia é fazer valer ainda mais as zonas especiais de proteção ambiental, buscando a preservação de suas características ambientais”, destacou o prefeito, que realizou a convocação.

Estas assembleias vêm ocorrendo desde dezembro do ano passado e já conta com uma nova agenda, programada para o mês de julho, onde novamente os prefeitos devem deliberar sobre o que foi pactuado por seus representantes para então dar início às intervenções. Marcaram presença 12 prefeitos da RMR e Goiana, dois vice-prefeitos (Ipojuca e Igarassu) e uma representante do município de Jaboatão dos Guararapes.

O gestor do município de Camaragibe, Jorge Alexandre, declarou que as propostas discutidas no encontro estão interligadas ao novo momento vivido na cidade, voltado para geração de empregos. “Nosso primeiro shopping chega para integrar o circuito de compras, negócios, turismo e lazer de toda a região. Estamos otimistas diante da geração de mais de 20 mil empregos, proporcionando renda e qualidade de vida para o nosso povo”, pontuou.

No âmbito dos eventos esportivos, foi pactuado o desejo de solicitar ao Estado a sinalização em dois idiomas de todo o percurso previsto para a passagem de veículos ligados à Copa do Mundo. Ainda dentro deste módulo, foi exposta a ideia de popularizar as competições, através da exibição gratuita dos jogos nos bairros da Região Metropolitana do Recife.

“Com o advento dos grandes empreendimentos em nossa cidade, queremos concentrar esforços para beneficiar a cada cidadão, inserindo-o nesta nova realidade. Vamos investir no turismo ecológico, aproveitando o potencial aqui presente, com a garantia da segurança deste roteiro para a população”, afirmou Ettore Labanca, prefeito de São Lourenço da Mata.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-