08 março 2013

Orientação: Defesa Civil simula evacuação de área de risco de enchente em Goiana

A Secretaria da Casa Militar (Camil), através da Codecipe (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), realiza nesta sexta-feira (8 de março), um Simulado de Preparação para Desastres, em Goiana. O evento encerra o Curso de Operações em Proteção e Defesa Civil (COPDC), que aconteceu esta semana com a participação de agentes de Defesa Civil de 25 municípios da Mata Norte. O simulado será às 9h, na Rua Madureira, próximo ao Córrego da Bueira. O objetivo é mostrar à população como proceder em caso de desastre.

“Estamos entrando na quadra chuvosa (meses de chuva) da Zona da Mata e RMR, por isso estamos reforçando as ações de prevenção, É importante estar atento e articulado com os municípios”, explica o secretário da Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti.

A ideia é simular uma evacuação retirando os moradores daquela área para local seguro, após o alerta que a Defesa Civil do município e lideranças comunitárias darão através de apitos e comando de voz. O alerta será o sinal para que os moradores saiam com urgência de suas casas. Segundo o Cap. BM Pablo, que ministra o curso, o local foi escolhido porque é uma área de declive, para onde a água das chuvas converge, apresentando risco de enchente.

No local identificado como área de risco, residem cerca de 50 famílias, aproximadamente 250 pessoas. A simulação promoverá a remoção da área considerada de risco e fará o resgate de uma vítima, para demonstração de primeiros socorros.  Segundo o coordenador da Codecipe, Tenente-Coronel, Cassio Sinomar  “A simulação é um trabalho de prevenção  importantíssimo porque os técnicos terão a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos no curso. Além disso, a população começa o processo de transformação cultural necessário, recebendo orientação para observar os alertas e a sair imediatamente de suas moradias para um local seguro”. A Associação de Moradores do bairro servirá como local seguro, concentrando as pessoas que serão evacuadas para palestra de encerramento da atividade.

Além de envolver os agentes de Defesa Civil participantes do COPDC e a população da área, a simulação terá a participação de policiais militares, membros da Guarda Civil Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito e de outros órgãos.

Goiana foi a cidade mais atingida pelas enchentes de 2011 quando o Rio Goiana transbordou atingindo várias comunidades ribeirinhas e alguns bairros, além das margens do rio. O Governo do Estado, através da secretaria da Casa Militar realizou a dragagem do Rio Goiana de onde foram retirados 40 mil metros cúbicos de lixo.

Serviço
·8 de março – 9 h
·Local: Rua da Madureira, próxima Córrego da Bueira
·População Local: 50 famílias a serem sensibilizadas, aproximadamente 250 pessoas;
·Previsão de remoção: 20 famílias
·Participantes: Agentes de Defesa Civil de 25 municípios da Mata Norte
·Local Seguro: Associação de Moradores (Rua Madureira, 200 m após área de risco)
·Ponto de Encontro: Córrego da Bueira

Assessoria de Imprensa
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-