08 março 2013

Goiana: Mulheres ligadas ao MST realizam protesto em frente a Prefeitura

Mobilizadas no Dia Internacional das Mulheres, cerca de 350 mulheres camponesas, ligadas ao movimento MST de Pernambuco e da Paraíba ocuparam, na manhã de hoje (08), a Usina Maravilha, em Goiana, Zona da Mata Norte. A ação faz parte da jornada nacional de luta das mulheres camponesas sem terra que acontece no Estado neste dia 8 de março e tem como lema: “Mulheres Sem Terra na luta contra o capital e pela soberania dos povos”. 

O principal objetivo da mobilização é cobrar do Governo a desapropriação de todas as terras do Grupo Maravilha/Cruangi para fins de Reforma Agrária. “Os Governos Federal e estadual não desapropriam um palmo de terra para a Reforma Agrária, justificando a falta de recursos. Mas desapropriam terras quando é de interesse das grandes empresas”, ressalta Marluce Melo, da Comissão Pastoral da Terra em Pernambuco.

A Usina pertence ao mesmo grupo empresarial da Cruangi. No fim de fevereiro, foi anunciada a desapropriação de parte das terras do grupo, feita pelo Governo do Estado no montante de R$ 25 milhões, para servir de área à construção da Fábrica da FIAT, em Goiana.

O protesto terminou em frente à Prefeitura de Goiana, onde parte do grupo foi recebido pelo prefeito do município, Fred Gadelha. Na ocasião, elas reivindicaram a desapropriação das terras do engenho Catu, em Flexeiras - que pertence ao Grupo João Santos – onde moradores da comunidade estão assentados. “O prefeito disse que não pode desapropriar. Não tem verba”, disse Marluce Melo. Uma nova reunião foi marcada para próxima semana.



 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-