14 março 2013

Economia: Goiana terá indústria de glicerina

Pernambuco terá uma indústria gliceroquímica. A Brasbio Química S.A será instalada em 80 mil metros quadrados dentro da área do Polo Farmacoquímico de Goiana e será determinante para grandes polos em implantação no Estado. Serão R$ 180 milhões em investimentos e previsão de gerar 170 empregos na operação, prevista para janeiro de 2015. A fábrica terá capacidade de processar 120 toneladas de glicerina bruta por dia e será fornecedora para as indústrias química, petroquímica, alimentícia e farmacêutica, por isso a localização dentro das áreas do Polo.

“A atuação da Brasbio Química será com tecnologia limpa. Vamos transformar glicerina, co-produzida na matriz energética de biodiesel, em compostos de alto valor agregado, como propanodial, Meg, ácido glicóico, ácido glicérico e glicerina farmacêutica. Esses produtos, considerados intermediários, serão a real matéria-prima para produtos como cosméticos, combustíveis, adoçantes e produtos farmacêuticos”, detalhou o presidente da empresa, Jorge Silva.

A instalação terá 14 meses de duração por precisar aguardar licenças ambientais, que só saem pós-cessão do terreno, que também exige prazo burocrático. “Além disso, deve começar a época de chuvas, o que inviabiliza a obra de terraplanagem. A ideia é que, começando o processo no segundo semestre deste ano, a operação seja iniciada em janeiro de 2015”, explicou Silva.

Para que a empresa comece a movimentação de terras, já foi feito o memorial descritivo da área por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), que já foi encaminhado para a coordenadoria jurídica da Agência para a elaboração da lei de doação do terreno para a indústria. “Atualmente, essa lei está na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para votação e aprovação dos deputados, que resulta em posterior publicação no Diário Oficial do Estado”, descreveu o presidente da AD Diper, Roberto Abreu. “Com a publicação, produzimos o termo de cessão de área, validado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), para que a empresa comece a implantar o empreendimento e busque as licenças ambientais (prévia e de operação)”, complementou.

A área do Polo Farmacoquímico, onde hoje apenas a Hemobrás tem operação e obras de construção civil simultaneamente, é considerada estratégica pelo Governo de Pernambuco. Por essa razão, indústrias do perfil que são anunciadas para lá recebem incentivos do Programa para o Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), que garante descontos de 95% no crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-