01 fevereiro 2013

Goiana: Pacientes denunciam fechamento de clínica de fisioterapia. Prefeitura diz que serviço foi tercerizado

O Centro Especializado em Fisioterapia - CEF tem trazido inúmeros benefícios à saúde de quem precisa realizar o tratamento fisioterapêutico no município e não pode arcar com os custos em uma clínica particular. A clínica, que é mantido pela Prefeitura de Goiana, com recursos próprios, e do Sistema Único de Saúde, atende pacientes do SUS e pessoas vindas de atendimento particular, encaminhadas por especialistas. São realizados cerca de 70 atendimentos diariamente, totalizando 468 procedimentos.

Porém, usuários do serviço denunciam que a clínica, que funcionava na Rua do Rosário, ao lado da Igreja Matriz, foi fechada pela Prefeitura. Com isso, pacientes portadores de hanseníase, um dos mais prejudicados, ficaram desassistidos do serviço. Eles necessitam de acompanhamento fisioterapêutico para o tratamento da doença.  

O assessor especial da Secretaria de Saúde, Ricardo Souza, explicou que o serviço foi terceirizado para baratear o serviço. “Nós apenas relocamos o serviço que antes era custeado com recursos próprios para um serviço terceirizado. O custo com aluguel, material e profissionais era muito alto. Nós conseguimos reduzir esse custo em 40% com o serviço terceirizado”, explicou. Os serviços estão sendo oferecidos em duas clínicas. A Cefins, que funciona na Rua dos Martírios e a Fisioderme, que funcionam na Av. Vidal de Negreiros (Estrada Nova). Sendo assim, a Prefeitura deixou de manter uma clínica, para contratar duas clínicas particulares. Aparentemente um custo ainda maior.

Ainda segundo Ricardo Souza, uma equipe está realizando uma triagem dos prontuários. “A equipe analisa caso a caso, prontuário a prontuário para encaminhar essa pessoa para a clínica especifica para cada caso”, disse. Ele orienta o paciente que ainda não foi relocado a procurar a Secretaria de Saúde do município.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-