27 fevereiro 2013

Goiana: Estudantes universitários realizam protesto e interditam a Rua Direita. Eles revindicam melhorias no serviço de transporte

Por Jota Júnior

Goiana, “A Terra das Oportunidades”, parece não acreditar muito nos futuros profissionais do município. Em meio ao primeiro semestre do ano letivo, os estudantes universitários ainda enfrentam dificuldades para estudar. Ônibus superlotados, pouco conforto e nenhuma segurança fazem parte do dia a dia dos estudantes em viagens para o Recife, Timbaúba e João Pessoa.  Para se ter uma ideia, segundo relatos de estudantes, um dos coletivos transportou esta semana, cerca de 50 pessoas a mais que a capacidade. Para isso, eles pagam uma taxa de 80 reais. 

Cansados e sem uma solução aparente os alunos resolveram no final da tarde de ontem (26), bloquear a saída dos coletivos. O protesto foi realizado em frente à Prefeitura de Goiana.  Eles reivindicam soluções, já que, segundo eles, a Associação dos Estudantes de Goiana – Asseg, não funciona como deveria.  Os representantes da associação alegam que a Prefeitura não fez o repasse da verba, que gira entono dos 50 mil reais. “Nós queremos regularizar a situação, mas a Prefeitura não quer repassar a verba. Nós tentamos falar com o Prefeito Fred por diversas vezes, mas ele não nos atende”, disse o secretário da Asseg, Antharis Medeiros.Em seu plano de governo, o Prefeito Fred Gadelha, prometia a gratuidade dos ônibus, o que até agora não aconteceu. 

O protesto terminou na Câmara dos Vereadores. Os estudantes aproveitaram a sessão para reivindicar aos vereadores. O vereador líder do bloco parlamentar - Grupo Independente (GI) -, Bruno Salsa, explicou que este tipo de projeto só pode ser requerido pelo Executivo (Prefeitura). “O vereador não pode criar projetos que gere despesa para o município. Um projeto como esse de gratuidade do transporte, tem que ser enviado pelo Executivo e nós vereadores aprovamos”, explicou. 

No dia 29 de março haverá uma nova assembleia geral extraordinária com os estudantes. A ideia é que haja uma nova eleição. Até lá os estudantes ficaram a mercê da “boa vontade” da empresa Logica (empresa que realiza o transporte dos estudantes), que tem transportado os estudantes pela metade do preço. 







 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-