26 fevereiro 2013

Exposição: Mostra sobre mulheres da cultura popular chega a Condado dia 28

A intervenção é composta de fotografias em diferentes formatos (monóculos e tecidos impressos)

O projeto de criação coletiva  "Retrato: substantivo feminino", idealizado pelas artistas Laura Tamiana e Tatiana Devos Gentile, chega ao Recife no próximo dia 8 de março. A exposição reúne fotos e vídeos registrados desde 2009, sobre mulheres ligadas a tradições culturais no Brasil, de diferentes gerações. A partir do encontro, elas confeccionaram retratos, que são exibidos como intervenções urbanas.

O projeto traz imagens de 25 mulheres, de 13 a 95 anos, do Cavalo Marinho (PE), Reinado (MG) e Batuque de Umbigada (SP). Antes de chegar ao Recife, a mostra também entrará em cartaz na cidade de Condado, na Zona da Mata de Pernambuco, de 28 de fevereiro a 2 de março.

A intervenção é composta de fotografias em diferentes formatos (monóculos, tecidos impressos); vídeo-retratos de cada integrante, exibidos em um dispositivo em forma de “caixinha”, para visualização individual; correspondências em vídeo trocadas pelas integrantes de um local a outro do país; e intervenções sonoras criadas pelo músico pernambucano Helder Vasconcelos, a partir dos sons gravados durante as residências.

Fonte: NE10
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-