27 fevereiro 2013

Economia: Hemobrás amplia número de auditorias

A fim de garantir mais qualida­de no processo que vai da co­leta até o armanezamento do sangue, a Empresa Brasileira de He­moderivados e Biotecnologia (He­mobrás) vai ampliar o núme­ro de auditorias nos hemocen­tros de todo o País. A meta é realizar 145 visitas - o que signi­fica 18 visitas a mais este ano. A estatal também espera in­cluir 13 novos hemocentros na lista de fornecedores da esta­tal, totalizando 117 unidades aptas a enviar matéria-prima para a produção de hemoderivados.

De acordo com a gerente de Plasma e Hemoderivados (GPH), Adriana Parodi, além de cumprir com a legislação, que exige as auditorias como forma de controle da qualidade do sangue para a fabricação de medicamentos, as visitas técnicas também têm um caráter de qualificação dos próprios hemocentros. “Sem essas auditorias não posso recolher plasma. É preciso que o material atenda a qualidade da Hemobrás, além disso analisando os processos nos bancos de sangue propiciamos que sejam verificadas possíveis falhas e tomadas ações imediatas de melhorias”, explicou.

Em Pernambuco, uma equipe de quatro auditores realiza  vistorias na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemope). “São verificados in loco estrutura, equipamentos e processos”, explicou Adriana Parodi. Com as novas unidades, a Hemobrás estima que sejam produzidas quatro mil bolsas de plasma a mais, por mês, ou o equivalente a 9,6 mil litros deste insumo por ano - hoje em dia, a Hemobrás coleta uma média de 130 mil litros de plasma por ano. Todo o plasma recolhido pela estatal é armazenado na câmara fria da fábrica, em Goiana, até ser transformado em medicamento.

Fonte: Folha PE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-