15 janeiro 2013

SAMU: Prefeitura de Goiana desativa serviço de motolância e deixa população desassistida

Antiga equipe do SAMU - Arquivo Blog / Ilustração
Início de gestão é comum a troca de funcionários nos cargos comissionados da Prefeitura. Em Goiana, Zona da Mata Norte, não foi diferente. Porém, quando o assunto é Saúde, a troca de profissionais capacitados por outros, podem trazer problemas a população. O Blog recebeu denúncias, que dão conta do despreparo por parte do novo efetivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. De acordo com a denúncia, parte dos técnicos de enfermagem sequer sabiam utilizar equipamentos básicos em socorros a vítimas de acidentes.

Além disso, o Blog apurou que a motolância – motocicleta adaptada para o atendimento de vítimas de acidentes em locais de difícil acesso – foi desativada, deixando a população desassistida do serviço. O veículo só pode ser pilotado por técnicos de enfermagem, habilitados de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O condutor deve passar por um treinamento obrigatório, ministrado pela Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco. Após a capacitação o técnico recebe certificado. O problema é que o curso só acontece a cada 6 meses. O que chama atenção é que os antigos condutores eram capacitados, mas foram exonerados. 

Ricardo Sousa, assessor especial da Secretaria Municipal de Saúde explicou que as motos não estão cadastradas pelo Governo Federal. Com isso os veículos seriam custeados com recursos próprios. “No momento, a Prefeitura não tem condições de mantê-las. Goiana possui 3 unidades do SAMU, além das motos, mas apenas duas estão cadastradas e recebem verba do governo. Com isso, o prefeito decidiu manter a terceira unidade nesse período, nas praias, por conta do fluxo de turistas. Podendo assim manter apenas uma unidade com recursos próprios e as outras duas na sede”, explicou. Ele garantiu que a motolância será ativada até o final desse mês.  

Quanto aos profissionais, ele garante que todos possuem qualificações dentro dos padrões de Atendimento Pré-hospitalar – APH. “Nosso efetivo foi reciclado recentemente. Estão todos preparados dentro das normas”, assegurou. O SAMU Goiana conta com quatro técnicos de enfermagem, quatro condutores e uma equipe médica para Unidade de Suporte Avançado. Além de um médico e um enfermeiro por plantão.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-