31 janeiro 2013

PPP: Presidio de Itaquitinga completa um ano do prazo de entrega vencido. Obras seguem paralisadas e com orçamento estourado

Principal aposta da gestão Eduardo Campos para destravar áreas estratégicas, as parcerias público-privadas (PPP) amargam um primeiro tropeço no Estado. O Consórcio Reintegra Brasil não só atrasou as obras, mas ontem completou um ano desde que rompeu o limite contratual para entregar o Centro de Ressocialização de Itaquitinga (CIR). A PPP seria a primeira do sistema carcerário no Brasil, uma marca que Minas Gerais emplacou esta semana. 

Em Pernambuco, a concessionária ficou sem dinheiro, parou as obras e deve até aos ex-operários. Por enquanto, o gasto é da Reintegra, mas o negócio prevê que ela será reembolsada pelo Estado. O governo poderia multar, intervir e até romper o contrato. Mas em nota diz que “não haverá prejuízo para os parceiros da obra”.

A construção de Itaquitinga foi orçada em R$ 350 milhões. Mas o contrato é muito maior, de R$ 1,9 bilhão, porque envolve operação, manutenção e ressocialização de presos por 33 anos.

A ideia de Pernambuco fazer o Centro de Ressocialização de Itaquitinga (CIR) virou pública em outubro de 2007 e no ano seguinte a PPP foi licitada. Originalmente as obras deveriam ter começado no final de 2008.

Fonte: Jc Online
Foto: Bernardo Soares/JC Imagem
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-