29 janeiro 2013

Finanças e Dinheiro: Oito valiosas dicas para reduzir gastos desnecessários no orçamento por José Rodolfo

Então, queridos leitores, vamos ler com atenção as dicas abaixo, e colocar em prática a redução de gastos do orçamento domestico.

1 - DÍVIDAS - As taxas de juros cobradas dos consumidores fecharam 2012 no menor nível desde 1995, segundo dados da Anefac. Esse novo cenário abre margem para uma renegociação com o banco ou até para a transferência da dívida para outra instituição. Nesse caso, o consumidor pode usar a portabilidade, sem custo.

2 - TV POR ASSINATURA - Se você fica pouco tempo em casa ou acaba vendo só canais abertos, é hora de avaliar se vale a pena mudar de pacote. É interessante, também, verificar se não está pagando muito por um pacote que é mais barato para novos assinantes. Ao pedir a mudança, tenha em mãos os preços da concorrência, que podem servir como argumento.

3 - INTERNET - A tecnologia muda muito rapidamente. Se você contratou o seu plano de internet já há alguns anos, é muito provável que consiga hoje, pelo mesmo valor, um pacote melhor. Além disso, se sua internet tem uma supervelocidade, mas você só usa o computador para entrar nas redes sociais e escrever documentos no Word, é hora de mudar de plano.

4 - TELEFONE CELULAR - Pegue as últimas três contas do telefone celular e analise: o plano contratado é adequado ao seu perfil de uso? Ou você acaba gastando com minutos de ligações extras e envio de SMS que não estão no pacote? Faça um ajuste. Caso a operadora não tenha uma boa oferta, mude de empresa usando a portabilidade (que permite que o consumidor mantenha o número).

5 - TELEFONE FIXO - As grandes empresas de telecomunicações costumam oferecer aos clientes "combos", pacotes que unem TV por assinatura, internet e telefone fixo. Geralmente o preço do combo representa uma economia em relação à contratação individual desses serviços. Mas a vantagem se perde se você não usa algum deles, como o telefone fixo. Aí é melhor contratar internet e TV separadamente.

6 - CONTA CORRENTE - Esse é um bom momento para cancelar aquela conta corrente antiga, que quase nunca é acessada. Até porque, mesmo sem uso, ela continua acarretando gastos de manutenção. É preciso, porém, fazer o cancelamento de forma oficial: entregar um pedido por escrito, devolver folhas de cheque e cartões e deixar um saldo que seja suficiente para pagar tarifas e compromissos já assumidos.

7 - CARTÃO DE CRÉDITO - Até há pouco tempo, era comum o consumidor ter pelo menos dois cartões na carteira, de administradoras diferentes, porque nem todas as lojas aceitavam as diversas marcas. Hoje, a mesma maquininha recebe cartão de várias operadoras. Assim, fica mais fácil cancelar alguns cartões de crédito, o que resulta em economia com a anuidade.

8 - PACOTE DE TARIFAS - Analise os últimos extratos da sua conta corrente e veja se o pacote pelo qual você paga é o melhor para sua situação. Pode ser interessante cancelar o pacote e optar por usar os serviços essenciais, que todos os bancos devem oferecer e são gratuitos (entre eles estão quatro saques, dois extratos e dez folhas de cheque por mês, por exemplo).

Após ler com atenção as dicas, reveja seus hábitos financeiros, siga as dicas e coloque suas finanças em dia!

Até breve!

José Rodolfo M. C. Rodrigues é formado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Auditoria e Perícia Contábil pela Facinter e especialista em Docência do Ensino Superior Pela Faculdade Mauricio de Nassau. Atua como Contador em diversas empresas do Recife e Interior do Estado. É também Especialista em Imposto de Renda Pessoa Física e Consultor em Planejamento Financeiro Pessoal e Multiplicador em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Certificado pelo CRC/PE como multiplicador em Contabilidade Internacional. Atualmente também é professor de Contabilidade Pública e Contabilidade Internacional pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA e Faculdade Mauricio de Nassau. E professor da Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães (ETEPAM) na modalidade EAD-Ensino a Distância.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-