24 dezembro 2012

Economia: Indústria pernambucana focará na mão de obra

Capacitação dos trabalhadores deve ser aposta para 2013

Focar na capacitação de mão de obra deve ser a grande investida da indústria pernambucana para 2013. “E a ideia é articular governos e entidades do setor para fazer com que os pernambucanos aproveitem as oportunidades das indústrias que vêm se instalando por aqui, principalmente em novos segmentos de atividade, como o automotivo, levado pela montadora Fiat, em implantação em Goiana, na Zona da Mata”. O tom do pronunciamento do presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Côrte Real, durante evento de confraternização dos colaboradores e parceiros, na última semana, foi seguido de um “2012 foi um ano cheio de entraves e 2013 vai continuar sendo difícil”.

“O Estado atrai novos negócios e continua crescendo, mas, para que esta trajetória se mantenha, é preciso qualificar trabalhadores e empresários e, também, estar atento à defesa dos interesses do setor produtivo”, reiterou. Ainda segundo Côrte Real, várias ações foram efetuadas nesse sentido, cabendo destacar, entre outras, a participação no debate para a formulação da Politica Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), o lançamento do Diagnóstico Brasil, visando à excelência das micro e pequenas empresas, a conclusão do projeto Nordeste Competitivo e a contribuição oferecida aos programas de governo dos novos prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Em balanço apresentado no tema da educação profissional, o Senai alcançou a marca de quase 60 mil matrículas, contemplando o programa de jovens aprendizes, qualificação profissional básica e cursos técnicos, além de outras atividades incluindo a preparação de trabalhadores para o Prominp.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-