27 dezembro 2012

Fábrica de motores: Fiat apresenta projeto ao governo do Estado e assina contrato de financiamento com BNB

A Fiat assinou, no início da tarde de ontem (26), um contrato de financiamento com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no valor de R$ 888 milhões. Deste montante, R$ 500 milhões serão usados para a construção de uma fábrica de motores no complexo industrial da montadora no Polo Automotivo em Goiana. As obras serão iniciadas em 2013.

“O dia de hoje é um marco importante para o desenvolvimento do Programa Pernambuco da Fiat, pois demonstra o avanço da implantação do projeto e o adensamento das cadeias produtivas no Estado”, destaca o presidente da Fiat/Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini. Segundo ele, a fábrica de motores que a Fiat terá capacidade de produção de 150 mil unidades por ano. 

“A implantação da fábrica de motores é parte da estratégia de constituir um complexo automotivo altamente integrado junto à fábrica de automóveis da Fiat em Goiana, que contará também com 14 fornecedores de primeiro nível (sistemistas), centro de capacitação e treinamento, centro de pesquisa e desenvolvimento, pista de testes e campo de provas”, completa o executivo.

Ainda de acordo com Belini, só a fábrica de motores da Fiat irá gerar mais de 500 empregos. Estas vagas, segundo o governador Eduardo Campos, serão ocupadas por pernambucanos. “Estamos concentrando nossos esforços para formar engenheiros e técnicos capacitados para esta nova fase do estado. Queremos ver nossos talentos brilharem e isso vai acontecer no polo Automotivo”, reforça o governador. 

Programa
A unidade de motores de Goiana será a primeira fábrica do país a produzir máquinas com consumo 12,08% menor de gasolina e/ou etanol. Essa é uma das condições do Inovar-Auto, programa do governo brasileiro de inventivo à inovação tecnológica no setor automotivo para conceder às montadoras benefícios em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Na legislação do programa, porém, a exigência de eficiência energética é obrigatória apenas para carros comercializados a partir de 2017. Entretanto, na fábrica de motores da Fiat, que começará sua produção em 2015, todas as máquinas já serão confeccionadas dentro do padrão Inovar-Auto.

Fonte: Diario de Pernambuco

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-