12 novembro 2012

Tecnologia: As Crianças de Hoje por Paulo Freire

Estamos na era da informação, uma era onde não se vive mais sem a telecomunicação. Voltando no tempo consigo recordar das brincadeiras tradicionais, como Se Esconder, Seu Rei Mandou Dizer, Peladas, Porrinha... A não muito tempo atrás se faziam trabalhos didáticos utilizando dicionários e enciclopédias, nessa mesma época os compromissos eram marcados e dificilmente as pessoas deixavam de comparecer, saíamos mais, éramos menos sedentários, líamos mais, pois a leitura era tida como um dos hábitos mais importantes do estudante.

Mas afinal, será que o impacto que a tecnologia está trazendo às crianças é mais positivo ou negativo? Os jogos eletrônicos estão por toda parte, hoje em dia quem não tem celular é um anti social ou não ter uma conta em alguma rede social é considerado um absurdo. Se avaliarmos a antiga e a nova geração, qual das duas é mais autodidata?

É bem verdade que a tecnologia auxilia na educação, torna o aprendizado mais prático e dinâmico, mas em contra partida é gerado um comodismo que acaba prejudicando o processo de aprendizado. A conclusão disso tudo é que precisamos estar sempre atualizados com a tecnologia, mas nunca perder os bons hábitos de leitura e escrita.

Paulo Renato Cavalcanti Freire é Analista de Suporte Pleno na IBM Brasil e colunista do Blog do Anderson Pereira.

*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-