14 novembro 2012

Saúde: Representantes da Hemobrás ministram palestras sobre transferência de tecnologia e qualificação do plasma

Luiz Amorim ministra palestra sobre a atual situação e as perspectivas da Hemobrás

O diretor de Produtos Estratégicos e de Inovação da Hemobrás, Luiz Amorim, ministrou palestra sobre “O projeto Hemobrás: situação atual e perspectivas”, no estande do Ministério da Saúde, no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – Hemo 2012, o maior evento da especialidade em toda a América Latina, realizado pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH). O estande do MS englobou a Hemobrás, a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) e a Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).

Durante a palestra, o diretor trouxe ao público, que lotou o espaço, um panorama do atual do momento da estatal, abordando conquistas recentes da empresa como a distribuição da cola de fibrina, produzida no Laboratório da Hemobrás, e o acordo firmado com a Baxter para a transferência de tecnologia para a produção de fator VIII recombinante.

De acordo com Luiz Amorim, a parceria com a Baxter é um avanço importante para o aumento do acesso ao tratamento dos pacientes com hemofilia assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Atualmente, na Europa, 80% dos hemofílicos utilizam no seu tratamento fator VIII recombinante, no Brasil, esse número chega a 2%. Isso ocorre porque o medicamento é caro em relação aos produzidos com proteína do plasma”, afirmou. Com a transferência de tecnologia, através a parceria da Hemobrás com a Baxter, a estatal poderá produzir o medicamento no País, que se tornará autônomo na elaboração do fator VIII recombinante.

Adriana Parodi destacou processos para qualificação do plasma
No terceiro dia do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – Hemo 2012 dois profissionais da Hemobrás ministraram palestras no estande do Ministério da Saúde, no evento. Na manhã do sábado (10/11), a gerente de Plasma e Hemoderivados, Adriana Parodi, abordou o tema “Qualificação dos hemocentros brasileiros como fornecedores de plasma”, das 11h às 11h40. Já o farmacêutico Cauêh Nunes Jovino, da Gerência de Incorporação Tecnológica e Processos, trouxe aos participantes do encontro, no mesmo dia à tarde, os detalhes do projeto de transferência da tecnologia de produção de hemoderivados.

Na primeira palestra, comandada pela médica Adriana Parodi, foram destacados os principais aspectos para a qualificação do plasma não só para a utilização na indústria, mas também para o setor transfusional. “Um pressuposto básico para o funcionamento de uma indústria de hemoderivados é um sistema de hemorrede organizado. Por isso, toda melhoria que propomos nas auditorias aos hemocentros está melhorando a qualidade do plasma para a fabricação de hemoderivados e também para as transfusões”, disse a gerente de Plasma e Hemoderivados.

No segundo encontro do sábado com integrantes da empresa, o farmacêutico Caueh Jovino explicou aos representantes dos serviços de hemoterapia todas as etapas do projeto Hemobrás. Os presentes puderam tirar dúvidas sobre o atual estágio desse processo de transferência de tecnologia e tiveram a oportunidade de se aprofundar sobre os aspectos de implantação de uma fábrica como a da Hemobrás. “Hoje já temos o primeiro bloco em operação e a importadora e distribuidora pronta para receber medicamentos. Estamos treinando técnicos na França e dando continuidade as etapas de transferência de tecnologia para a implantação da fábrica”, explicou.

Assessoria de Imprensa da Hemobrás
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-