14 novembro 2012

Saúde: Importadora e Distribuidora da Hemobrás inicia operação

Emília e Lia integram a equipe que atua na Importadora e Distribuidora 

Ousadia e persistência. Estas palavras traduzem com exatidão o trabalho realizado pelos Serviços de Produção Farmacêutica e Logística Farmacêutica da Hemobrás, que atuam conjuntamente na gestão e operação da Importadora e Distribuidora da empresa, que desde o último mês de outubro iniciou as atividades que irão garantir a estatal brasileira a autonomia na importação e distribuição de Albumina, Imunoglobulina e Fatores VII e IX de coagulação, produzidos a partir do plasma brasileiro. 

Funcionando no bairro de Prazeres, no município de Jaboatão dos Guararapes, a Importadora e Distribuidora conta com um escritório e câmara fria de armazenagem (com temperatura entre 2º e 8º e capacidade para armazenamento de até 120 paletes). Antes do início de sua operação, o plasma coletado nos hemocentros do País era centralizado em São Paulo, de onde era encaminhado para o Laboratório Francês de Bioteclogia, através do Porto de Santos. 

A partir de agora, o recolhimento e envio do plasma, assim como a importação direta dos medicamentos (França/Recife) ficará a cargo da Importadora e Distribuidora. “Trabalhamos duro para cumprir todos os passos exigidos para a abertura da empresa e obtenção das licenças e documentações necessárias ao seu funcionamento. Além de toda a burocracia, o ineditismo da natureza da operação, fez com que tivéssemos que ultrapassar várias barreiras. Mas vencemos uma a uma com calma, organização e persistência. Estamos muito felizes porque hoje estamos prontos para somar ao imenso desafio vivido pela Hemobrás”, destacou a chefe de Serviço de Produção Farmacêutica, Emília Shigueoka. 

Além da importação e distribuição, as equipes dos Serviços de Produção Farmacêutica e Logística Farmacêutica trabalharão na assistência técnica e atendimento aos hospitais e serviços de saúde que receberão os medicamentos; fará o monitoramento da cadeia do frio; acompanhará a evolução e eventuais adequações à legislação sanitária e manterá as boas práticas de armazenagem e transporte da cadeia de produção dos hemoderivados. Integram ainda o Serviço de Produção Farmacêutica a assistente técnica especializada, Lia Queiroz, e a colaboradora Karla Santana. Dando suporte a esta equipe estão a chefe de Serviço de Logística Farmacêutica, Thaís Valetim, e o colaborador da Gerência de Plasma e Hemoderivados Jackson Teteo, que atuam na Hemobrás-Recife. 

DISTRIBUIÇÃO - A solução injetável de Albumina Humana 20% será usada prioritariamente para o tratamento de pacientes do SUS. Os fatores VIII e IX de coagulação serão distribuídos pela Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. Já a distribuição da Imunoglobulina Humana 5,0g injetável ocorrerá com base na programação das Secretarias Estaduais de Saúde, que encaminham suas necessidades trimestralmente ao Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF).

Assessoria de Imprensa da Hemobrás
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-