26 novembro 2012

Qualificação: Novas exigências de recrutamento e seleção de profissionais por Luciene Souza

É bem verdade que o aumento da competitividade e globalização faz com que as empresas busquem cada vez mais profissionais preparados para enfrentar os desafios da profissão e que agreguem maior conteúdo à equipe a qual estará inserida. Porém, eventualmente algumas empresas adotam formas de seleção agressivas, onde o candidato tem que ser líder, saber trabalhar em equipe, saber se relacionar, ser eficiente, falar vários idiomas, conhecer diferentes culturas, ter inúmeros diplomas, ser jovem, mas ter experiência, ter morado fora, ser isso, ser aquilo... A verdadeira “síndrome do super-homem”. Isso só contribui para afastar pessoas promissoras.

Penso que esse descompasso entre o profissional ideal (super-homem) e as pessoas de carne e osso deve de ser repensado, ou seja, não há nenhum problema em buscar o profissional ideal, é até muito natural e saudável que nos miremos nele como exemplo. Mas, assim como é estéril o amor platônico entre adolescentes românticas e seus astros de cinema preferidos, será improdutivo uma empresa ficar esperando o profissional polivalente e ultra-eficiente. A despeito de um “super-homem” o importante é focar aquele cujas competências realmente interessam para aquele cargo e aquela empresa.

O importante mesmo é saber que deverá haver uma relação de equilíbrio entre processos e pessoas, levando em consideração o capital mais valioso que irá contribuir para o crescimento das empresas que são as pessoas. 

Também é fundamental levar em consideração no processo de recrutamento e seleção além das competências técnicas e humanas às emocionais onde desenvolva no individuo o interesse e  a felicidade de estar realizado com o trabalho que desenvolve.

E como dizia Peter Drucker sobre gerenciamento de capital humano,"Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação”. Assim deve ser o perfilamento de profissionais de alta performance.


Luciene Souza é formada em administração de empresas pela Faculdade Santa Helena, em Recife; Diretora Executiva da Acerte Recursos Humanos e Qualificação profissional; Consultora profissional nas áreas de qualidade, melhoria contínua e gestão organizacional; Leciona em escolas técnicas e atua no mercado de educação profissional e recursos Humanos a sete anos, além de ser colunista sobre Qualificação Profissional e Empregabilidade no Blog do Anderson Pereira. Contato: acerte.rh@gmail.com e (81)3626-0145.

*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-