03 novembro 2012

Meio Ambiente: Cinco anos depois da criação, reserva empossa conselho da Resex Acaú-Goiana

Demorou, mas a Reserva Extrativista (Resex) Acaú-Goiana ganhou, enfim, o conselho deliberativo, que tomou posse nesta quarta-feira (31). A posse ocorreu na cidade de Goiana, na Mata Norte pernambucana. O conselho, formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, poderá tomar decisões sobre diversos aspectos. Entre os aspectos, o uso dos recursos naturais e a formulação e revisão do planejo de manejo da reserva.

Acaú-Goiana mede 6.678,3 hectares, distribuídos em Pernambuco e Paraíba, e foi criada em setembro de 2007 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Resex protege, segundo o decreto de criação, “os meios de vida e garante a utilização e a conservação de recursos naturais renováveis utilizados pela população extrativista”. Essa população fica em comunidades paraibanas e pernambucanas, como as de Carne de Vaca, São Lourenço, Tejucupapo, Baldo do Rio Goiana e Acaú.

Empossado o conselho deliberativo, esperamos que prevaleça a democratização do debate e o rigor na proteção ao meio ambiente. Mangue e Mata Atlântica, já degradados na região, exigem tais mudanças, o que deve trazer novo olhar para a área.

Com informações do Diário de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-