16 novembro 2012

Justiça: Goiana recebe Ação Bem-me-quer de combate à violência doméstica


Primeiro município do interior pernambucano a contar com um Núcleo de Apoio à Mulher (NAM), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Goiana (Zona da Mata Norte) recebeu na tarde desta quarta-feira (14) a campanha “Bem-me-quer”, que fortalece a luta em defesa dos direitos da mulher, com base na Lei Maria da Penha. Com essa iniciativa, o MPPE espera prevenir os impactos sociais negativos que poderiam ser gerados com a chegada de grandes empreendimentos, a exemplo da montadora da Fiat. “A Lei Maria da Penha tem vez nesta cidade e aqui será cumprida, com o fortalecimento da família no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”, disse o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, ao lançar a campanha na Praça João Pessoa, no centro de Goiana.

O procurador-geral destacou, na ocasião, a parceria firmada entre o NAM-Goiana, a Delegacia da Mulher no município, a Polícia Militar e o Poder Judiciário. “Como a impunidade alimenta a violência, nós vamos combater à impunidade para reduzir a violência contra a mulher”, frisou. Por sua vez, o coordenador do NAM-Recife, promotor de Justiça João Maria Rodrigues, lembrou que em 2006, Pernambuco liderava as estatísticas do País em assassinatos de mulheres. Mas, de lá para cá, houve uma redução de 40% nesses números.

João Maria também destacou que, com o lançamento da campanha em Goiana, “estamos nos antecipando no combate à violência contra a mulher, capacitando jovens voluntários nesse processo de divulgação dos direitos da mulher, para que um número maior de pessoas conheça melhor a Lei Maria da Penha”. Já o coordenador do NAM-Goiana, promotor de Justiça Fabiano Saraiva, afirmou: “este evento representa o passo inicial de uma série de ações preventivas para fazer com que a Lei Maria da Penha seja efetivamente cumprida em nossa cidade”.

Fabiano Saraiva também anunciou a realização de um grande mutirão extrajudicial em Goiana, no dia 12 de dezembro, para resolver ações de pensões alimentícias, separação de corpos e outros litígios envolvendo mulheres do município. Durante o lançamento da campanha “Bem-me-quer”, a banda da Polícia Militar ocupou o coreto da Praça João Pessoa para executar vários números musicais.

Em seguida, houve apresentações de um grupo de cordelistas e do Grupo Teatral Silêncio Interrompido. Ainda dentro da programação, artesãos ligados à Associação dos Artesãos de Goiana expuseram seus trabalhos em vários estandes. Na segunda-feira (12), alunos da Escola de Referência Augusto Gondim (Eremag), artesãos locais e integrantes do Grupo Teatral de Goiana Silêncio Interrompido participaram de um processo de capacitação para divulgação da campanha, no Espaço Colaborativo Sebastião Grosso.

Também participaram do lançamento da campanha os promotores de Justiça Genivaldo Fausto, Sérgio Souto e Patrícia Ramalho, a delegada da Mulher Ana Carolina Guerra, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Goiana, Alfredo do Espírito Santo Neto e o secretário de Segurança Cidadã, Trânsito e Transportes, Ilo Jorge, entre outras autoridades.

Confira abaixo as imagens e entrevistas.

Assessoria do MPPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-