28 setembro 2012

Restauração: Capela é símbolo de mobilização popular em Goiana

Templo de São Gonçalo do antigo Engenho Ubu, Goiana, será reaberto ao público domingo, após 25 anos fechado. Obra foi feita com a iniciativa da comunidade

Jonas, um dos voluntários, defende agora que a imagem de São Gonçalo, que está no museu da cidade, volte para a igreja.

Pintada de branco, com detalhes azuis nas torres e no rodapé, a Capela de São Gonçalo do antigo Engenho Ubu, na área rural de Goiana, será reaberta ao público domingo próximo. Uma procissão às 15h, missa e a bênção do bispo de Nazaré da Mata, dom Severino Batista de França, anunciam o retorno das atividades religiosas, interrompidas há 25 anos. Mas essa é apenas uma parte da história. A melhor notícia é como a capela volta a funcionar, restaurada por iniciativa de moradores da Vila Ubu.

Iniciativa, nesse caso, não significa apenas ir em busca de ajuda. As famílias fizeram bingos, festas e rifas, juntaram dinheiro, conseguiram doações, arregaçaram as mangas e reconstruíram a igreja, a partir de fotografias e da memória dos mais velhos. O trabalho voluntário, iniciado em abril de 2011, resgatou telhado, piso, portas, janelas, escadaria e as duas torres laterais, derrubadas num temporal. A ruína, que passava despercebida na paisagem, agora se destaca aos olhos dos viajantes da BR-101.

No domingo, a comunidade verá, novamente, a imagem do padroeiro, que decorava o altar e virou peça de museu no Centro de Goiana, para onde foi levada, por segurança, com a desativação do templo católico. A figura de São Gonçalo, de madeira, precisando de reparos, acompanhará a procissão e será introduzida na igreja. Porém, só de visita. “Queremos trazer a imagem para seu lugar de origem e entregamos um ofício ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pedindo o retorno”, afirma Jonas Antônio do Nascimento, um dos voluntários.
JC Online/NE10
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-