29 junho 2012

História: Projeto de Revitalização do Baldo do Rio Goiana


O Baldo do Rio Goiana é conhecido por ser o marco zero da cidade, tendo sido palco de grandes momentos prósperos quando abrigava o porto da cidade. A área conserva traços de sua fisionomia histórica e sedia, atualmente, diversas manifestações representativas da cultural local, como a Procissão de São Pedro e as apresentações das Pretinhas do Congo.

O projeto, ora em andamento, é de uma iniciativa do IPHAN Pernambuco, que contratou, através de licitação publica, a empresa Econsultoria. O objetivo da ação é desenvolver um projeto participativo pra Revitalização do Baldo do Rio Goiana, com o projeto executivo de intervenção na Praça Rio Branco e o restauro de seis edificações de valor histórico locadas na área. Além disso, o projeto teve como objetivo a capacitação de agentes em prol da sua preservação, disseminando a importância cultural e social da área.

A participação da população tem ajudado a equipe técnica a formular as diretrizes do projeto. Onde, através de dinâmicas e trabalhos desenvolvidos pelos participantes das oficinas, foram coletadas informações que culminaram com o diagnóstico e das possibilidades da área.

A fase agora é de desenvolvimento da proposta e os participantes e técnicos responsáveis concentram-se na coleta de dados e processamento de informações em medidas projetuais.

Equipe técnica responsável: Paulo Borda (Coordenação); Silvia Marques (Coordenação); Lizia Agra (Arquiteta); Carmem Rolim (Mobilização), Dora Vasconcelos (Mobilização) e George Cabral (Historiador).

Fotos: Arthur Pelópidas e Anderson Pereira
Texto: Equipe técnica do projeto participativo
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-