22 março 2012

Saúde: Goiana sofre com surto de dengue. Secretaria inoperante não realiza campanhas de combate ao mosquito e não possui registros atualizados sobre a situação do município

O município de Goiana há tempos não sofre tanto com a dengue quanto nos dias atuais

Os PSF's-Postos de Saúde da Família não realizam campanhas de combate ao mosquito da dengue, e sequer atualizam os registros contendo a quantidade de pacientes que foram atendidos e estavam com a doença.

Os registros de pacientes com dengue - que é obrigatório-, não estão sendo realizados pelos Psf's, ocasionando a desatualização da base de dados da Secretaria de Saúde do município, que além de ser falha e inoperante, não realiza campanhas de combate ao mosquito, haja vista não possuir dados concretos que comprovem que houve um aumento significativo de pessoas com a doença.

Além de não agir eficientemente em prol da população, a Prefeitura Municipal de Goiana, ainda perde o incentivo financeiro, que é concedido pelo Governo do Estado de Pernambuco para os municípios que enviarem os dados com o aumento dos casos de dengue para a Secretaria de Saúde do Estado.

Enquanto isso, todos os dias aparecem cada vez mais pacientes nos PSF's e na Urgência do Hospital Regional Belarmino Côrreia com os sintomas da dengue, que são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo, as pessoas que foram infectadas podem ter inclusive dores abdominais; vômitos e qualquer tipo de sangramento, chegando à morte, nos casos da Dengue Hemorrágica.

O Ministério da Saúde alerta que a população após ser atendida em um posto de saúde ou instituição hospitalar e receber a orientação médica, deverá observar alguns cuidados, como: manter-se em repouso; continuar bebendo muito líquido e usar somente os medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre.

Mais o que os órgãos públicos estão realizando para combater a proliferação e eliminar os possíveis focos de dengue e consequentemente, diminuir os casos da doença? Segundo a internauta e moradora da Rua Bom Jesus, Ana Silva, os órgãos estão inertes, e nada fazem. "aqui nessa área já houve dezenas de casos com a dengue, mas não vi ninguém da Secretaria de Saúde entregando panfletos, explicando como podemos combater o mosquito ou passando com aquele inseticida, o popular fumacê", criticou.

Enquanto os gestores públicos nada fazem, faça a sua parte e combata a Dengue na sua casa. Segue algumas dicas do Blog pra você leitor:
- Não deixe água acumulada sobre a laje;
- Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas;
- Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais;
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pela calhas;
- Mantenha a caixa d'água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa d'água;
- Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
- Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água;
- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez;
- Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova;
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
- Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
- Lave por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-