23 março 2012

Política: Para que serve um legislador? por Jumariana Rayssa

A atuação no Poder Legislativo está, no Brasil, cada vez mais enfraquecida. Aqueles que deveriam ser fiscalizadores do Poder Executivo, deixam muito a desejar. Com a oposição a cada dia menor, fica difícil encontrar legisladores que exerçam seus mandatos de forma atuante. Os debates nas casas legislativas estão, pouco a pouco, mais empobrecidos.

O que deveria ser debatido no Grande Expediente – momento em que os legisladores podem trocar ideias entre um e outro – muitas vezes são expostos durante o Pequeno Expediente – onde não há oportunidade de se discutir em conjunto. Políticos antigos, inclusive, reclamam da falta de diálogo nas sessões plenárias das casas legislativas.

Além da ausência de temas de interesse da sociedade, o que se vê atualmente é pobreza no conteúdo dos projetos apresentados por deputados estaduais e vereadores. O que não falta na ordem do dia das casas legislativas são propostas que, na realidade, não servem de nada para o cidadão.

São votos de aplausos, votos de repúdio, apelos, indicações e projetos que, analisados com atenção, são inúteis. Exemplos de futilidades: para que serve o projeto que institui a praia de Porto de Galinhas como "Capital Paradisíaca de Pernambuco"? Alguma utilidade nessa proposta do deputado estadual Pedro Serafim Neto (PDT)?

Datas comemorativas também não faltam na pilha de projetos inúteis apresentados na Assembleia Legislativa. Propostas como “incluir no Calendário Oficial de Eventos a Pega de Boi no Mato Vaqueiro Antônio Muritiba, no Município de Granito”, “a Corrida da Galinha, do Município de São Bento do Una” ou “a Festa da Banana, na cidade de São Vicente Ferrer” estão no currículo de muitos políticos.

Mas será que a culpa só são deles? Cadê o povo para fiscalizar, cobrar? Apenas a cada quatro anos? Está na hora de encher as câmaras municipais e assembleias legislativas e conferir, de perto, o que nossos representantes andam fazendo.


Jumariana Rayssa Correia de Oliveira tem 22 anos e é formada em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Trabalha no jornal Folha de Pernambuco, onde escreve diariamente para o caderno de Política. E-mail: rayssa.jornalista@gmail.com

*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-