30 março 2012

Economia: Desenvolvimento no Litoral Norte de Pernambuco

Caminhos para o Norte

Com início previsto para o primeiro semestre do próximo ano, a construção da fábrica da Companhia Brasileira de Vidros, do grupo pernambucano Cornélio Brennand, em Goiana, poderá e deverá ser o marco zero da nova fase de desenvolvimento estadual apontando para o Litoral Norte. Na região onde quase tudo está por fazer, já estão surgindo no rastro da implantação da Fiat e da CBV, amplas possibilidades para vasta cadeia produtiva, incluindo pequenas e médias empresas acessórias e diversos setores da construção imobiliária e do turismo.

Com paradisíacas praias, rico em história e cultura religiosa, o Litoral Norte será a grande atração turística da próxima década. Segundo a Condepe/Fidem-Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco, várias empresas estão na fila esperando a retirada dos presídios de Itamaracá e o processo licitatório das áreas.

Por sua vez, o governo estadual está trabalhando em várias frentes para dotar a região de infraestrutura. Pena que as obras de duplicação da BR-101 Norte, a principal via de acesso, se arraste há tanto tempo. Sem malha rodoviária à altura dos empreendimentos na região, tudo fica mais difícil e muito mais oneroso. Os gargalos em Suape são exemplares.

Por Aldo Paes
Diário de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-