30 março 2012

Desenvolvimento: Pirelli de olho na Fiat

Multinacional estuda a instalação de um centro de montagem de pneu para atender montadora em Goiana

APirelli está estudando a instalação de um centro de montagem de pneus em Goiana, para atender à demanda da fábrica da Fiat. Executivos da multinacional italiana estiveram no município no último dia 7 para colher informações a respeito dos investimentos que vêm sendo realizados na região a partir da implantação da montadora. A concretização do investimento, entretanto, ainda depende das negociações entre Pirelli e Fiat.

“Recebemos aqui na agência a vista da Pirelli. Eles informaram que estão em processo de negociação com a Fiat e, se forem escolhidos como fornecedores de pneus, vão se instalar dentro da área da montadora”, afirma o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento de Goiana (AD-Goiana), Rodrigo Augusto de Oliveira.

Na reunião estavam presentes o gerente de administração e controle da Pirelli, Edemilson Justi, e o gerente de centros de montagem, Edmundo Del Nero. Eles foram recebidos pelo prefeito Henrique Fenelon, pelo secretário municipal de Planejamento Estratégico, André Ramos, e pelo diretor-presidente da AD-Goiana.

Durante o encontro, os executivos da Pirelli mostraram uma apresentação de slides com o processo de funcionamento dos centros de distribuição que a empresa mantém no Brasil. Edemilson Justi disse que, num primeiro momento, seria necessário um terreno com dez mil metros quadrados. “Estamos na fase de estudos de viabilidade para ver onde implantar nosso CD. Há inclusive uma defasagem de distribuição nossa na região Nordeste”, declarou Justi na ocasião.

Procurada pela reportagem, a Pirelli confirmou a informação. “A Pirelli informa que executivos da empresa visitaram, no início de março deste ano, a Agência de Desenvolvimento de Goiana, apenas com objetivo de colher informações para fazer um estudo de viabilidade, ainda em análise, para a possível instalação de um centro de montagem de pneumáticos”, declarou a empresa através de nota.

A previsão é a de que cerca de 20 empresas fornecedoras se instalem dentro da área de 1,4 mil hectares onde está sendo implantada a fábrica da Fiat e Goiana, para fornecimento just in time. No total, a expectativa do governo do estado é conseguir atrair cerca de 100 empresas dessa cadeia, gerando mais de 50 mil postos de trabalho.

Em novembro de 2011, a Pirelli anunciou que a América do Sul, região fundamental para sua estratégia de crescimento, vai receber investimentos de aproximadamente 1 bilhão de dólares entre 2012 e 2015. O objetivo é consolidar a liderança e atingir, em 2014, um faturamento de US$ 2,4 bilhões, representando um crescimento médio anual de 8,4% em relação ao esperado para 2011.

Além da Pirelli, que está estudando vir para Pernambuco, foi confirmada a vinda da Sada Logística, com uma central de distribuição em Goiana, e da WHB, com uma fábrica de peças para motores em Glória do Goitá. Também foi anunciada a implantação de uma fábrica de vidros automotivos do grupo Cornélio Brennand, que no momento constrói no município uma unidade de produção de vidros planos.

Por Micheline Batista
Diário de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-