23 novembro 2011

Compesa regulariza abastecimento em Goiana

O Blog do Anderson Pereira e o Jornal Aqui Goiana foram os únicos meios de comunicação que estiveram na barragem

Por Jota Júnior

Uma boa notícia para os goianenses que há dias sofrem com a falta de água em Goiana. A Compesa já consertou a fissura na barragem de Dois Rios, que abastece o município, cujo rompimento ocorreu na madrugada da última sexta-feira (18). Segundo o superintendente de negócios da Região Metropolitana da Compesa-Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimeto, Alex Ramos, o abastecimento será normalizado apartir da madrugada de hoje (23).

Para a realização do serviço, houve a necessidade de paralisar completamente o sistema de abastecimento da barragem, pois a mesma não conseguia acumular água suficiente para captação até a Estação de Tratamento, que fica na Usina Maravilha. Com isso, o abastecimento da cidade encontra-se prejudicado em 70%. A empresa contabiliza que cerca de 50 mil pessoas foram afetadas pela falta d'água.
O superintendente da Compesa ainda explicou por que o abastecimento de água no município é tão precário. “A estrutura do abastecimento de água da cidade é bastante antiga, foi projetada para atender uma demanda que hoje é maior. Já estamos estudando um novo projeto para melhorar o serviço, que possa atender a demanda tendo em vista todo esse desenvolvimento de Goiana”, explicou Alex Ramos.

A Compesa identificou a fissura na barragem após verificar uma dificuldade na captação e bombeamento na Estação Elevatória. Cerca de 30 profissionais, entre engenheiros, e técnicos trabalharam em caráter de emergência, para construir uma contenção em pedra, no trecho onde houve o rompimento. Ainda segundo o superintendente 4 carros pipas fazem o abastecimento de água na cidade.

A Barragem de Dois Rios fica localizada na divisa entre Pernambuco e Paraíba, a cerca de 10km de Goiana.

Confira os videos e fotos do local:

Assista abaixo a entrevista do jornalista Jota Júnior com Alex Ramos



Confira os videos:
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-